Faculdade de Letras distinguiu Embaixador João Vale de Almeida com Prémio Alumni 2022

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa distinguiu, a 19 de Outubro, o Embaixador João Vale de Almeida com o Prémio Alumni 2022, galardão que reconhece a carreira de um diplomado pela Faculdade.

18Licenciado em História pela Faculdade de Letras, João Vale de Almeida é Embaixador da União Europeia no Reino Unido desde Fevereiro de 2020. Em Maio de 2022 foi eleito pelo corpo diplomático britânico como “Diplomata do Ano 2022 da Europa”, em reconhecimento pelo papel desempenhado nas relações pós-Brexit entre a União Europeia e o Reino Unido.

O Embaixador foi porta-voz e Director-Geral na Comissão Europeia, antes de se tornar chefe de gabinete e principal conselheiro de José Manuel Durão Barroso durante o seu primeiro mandato como Presidente da Comissão Europeia (2004-2009).

Na sessão de entrega do Prémio, que decorreu na Sala D. Pedro V, o Director da Faculdade de Letras, Professor Doutor Miguel Tamen, destacou que “o Prémio Alumni é entregue consecutivamente há quatro anos, e nós dizemos sempre que o ponto do Prémio Alumni é distinguir pessoas que andaram na Faculdade de Letras e cuja vida foi feita apesar da Faculdade de Letras. E essa espécie de independência enche-nos de alegria”.

Na cerimónia, antes da entrega do Prémio, o Doutor João Paulo Velez, jornalista e alumnus da Licenciatura em História da Faculdade de Letras, dedicou algumas palavras ao homenageado, lembrando o trajecto conjunto na escola e na Academia, e evocando os Professores da Faculdade de Letras Joel Serrão, Leonor Buescu e Cláudio Torres, entre outros. “O Embaixador João Vale de Almeida é o português mais antigo e mais bem colocado dentro da estrutura da Comissão Europeia. Viveu todos os grandes momentos do processo de integração europeia da nossa democracia”, lembrou. “Conheceu todos os principais líderes europeus e mundiais em funções no início do seculo. (…) A sua experiência e conhecimento acabam de ser reconhecidas pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque, e Cambridge, no Reino Unido, que o convidaram para leccionar Relações Internacionais e Assuntos Europeus já a partir da próxima Primavera. Sei o quão útil foi a sua formação em História”, acentuou João Paulo Velez.

José Manuel Durão Barroso, ex-Presidente da Comissão Europeia, endereçou também uma mensagem ao homenageado, que foi lida pelo Director da Faculdade de Letras: “inteligente, trabalhador, leal, o João junta o melhor da competência dos altos funcionários de uma administração tão sofisticada como é a Comissão, com a sabedoria política também indispensável a tão delicada função. (…) Em todas as funções, o João demonstrou notáveis qualidades diplomáticas. (…) Estou seguro que alguns destes talentos foram também desenvolvidos graças à sua formação na Faculdade de Letras”.

Entregue o Prémio, o Embaixador João Vale de Almeida recordou os tempos de Faculdade, agradecendo a homenagem: “há aqui na minha relação com Letras um acto de amor, porque eu não teria feito a carreira que fiz se não tivesse acabado este curso”. Confessando a paixão pelo jornalismo, onde se iniciou profissionalmente, o Embaixador João Vale de Almeida lembrou alguns momentos profissionais: “são momentos qua marcam uma vida e uma carreira, e eu tenho muita honra de ser português, e de ser português e ter protagonizado esses momentos”. “Os portugueses são tão bons como os melhores, e têm que ter a consciência e a confiança que podem fazer qualquer lugar”, frisou. Ao terminar, explicou que com o Prémio Alumni da Faculdade de Letras “gostaria de homenagear a minha geração”.

Com mais de três décadas de experiência em cargos europeus, Vale de Almeida foi Embaixador da União Europeia nos Estados Unidos (2010-2014), chefiando a primeira delegação europeia em Washington. De 2015 a 2019 foi Embaixador da União Europeia nas Nações Unidas. No início da carreira, foi jornalista do Diário de Notícias.

Os candidatos ao Prémio Alumni foram propostos por alunos, antigos alunos, docentes e funcionários da Faculdade de Letras, e também a título individual pelos membros do júri, sendo o único critério de elegibilidade serem diplomados pela instituição.

O júri desta edição foi constituído por Miguel Tamen, Director da Faculdade de Letras, Adelaide Meira Serras, Coordenadora Científica do Programa FLUL Alumni, Arnaldo do Espírito Santo, Professor Emérito da Universidade de Lisboa, Ivo Castro, Professor Emérito da Universidade de Lisboa, e pelo artista e fotógrafo Jorge Molder, distinguido em 2021 com o Prémio Alumni.

Na cerimónia de entrega do Prémio Alumni 2022 foi ainda apresentada a nova obra que irá decorar a Sala D. Pedro V, emprestada à Faculdade no âmbito de um protocolo celebrado com a Galeria 111: Getting Ready for the Ball, 2001-2002, de Paula Rego, uma litografia colorida em três folhas a partir de Jane Eyre de Charlotte Brontë.

Texto e Fotografia: Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Alumni e Mecenato)