Alumnus da Faculdade de Letras integra novo Governo de Portugal

João Costa, que se licenciou em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, acaba de tomar posse como Ministro da Educação do XXIII Governo Constitucional.

i054557Ex-Secretário de Estado da Educação nos XXI e XXII Governos Constitucionais, João Costa é Professor Catedrático de Linguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, da qual foi Director até 2015.

O alumuns foi Presidente do Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e Tecnologia, até Novembro de 2015.

Ex-Presidente da Associação Portuguesa de Linguística, João Costa foi membro do Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura, da Comissão Nacional do Instituto Internacional da Língua Portuguesa e do Conselho Consultivo do Instituto Camões.

Em Julho de 2018, por ocasião da comemoração dos 30 anos do curso de Ciências da Linguagem da Faculdade de Letras, o na altura Secretário de Estado da Educação lembrou a escolha do curso e destacou a amizade pela FLUL, instituição onde se sente sempre em casa. “Quando me candidatei não fazia a mínima ideia sobre o que era o curso e, depois, descobri aqui um curso magnífico e uma grande proximidade com professores. Éramos as suas cobaias na investigação! Muitos dos meus professores continuam a ser as minhas referências na Linguística, sem esquecer a consciência politica que encontrei na FLUL, devendo a esta casa algum arrumar e desarrumar de ideias”, contou.

Entre as áreas de investigação de João Costa destacam-se a sintaxe teórica, a aquisição e desenvolvimento da linguagem e a linguística educacional.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Alumni e Mecenato)

Fotografia: Governo de Portugal - Divulgação