João Costa, que se licenciou em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, acaba de tomar posse como Ministro da Educação do XXIII Governo Constitucional.
Ex-Secretário de Estado da Educação nos XXI e XXII Governos Constitucionais, João Costa é Professor Catedrático de Linguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, da qual foi Director até 2015.
O alumuns foi Presidente do Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e Tecnologia, até Novembro de 2015.
Ex-Presidente da Associação Portuguesa de Linguística, João Costa foi membro do Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura, da Comissão Nacional do Instituto Internacional da Língua Portuguesa e do Conselho Consultivo do Instituto Camões.
Em Julho de 2018, por ocasião da comemoração dos 30 anos do curso de Ciências da Linguagem da Faculdade de Letras, o na altura Secretário de Estado da Educação lembrou a escolha do curso e destacou a amizade pela FLUL, instituição onde se sente sempre em casa. “Quando me candidatei não fazia a mínima ideia sobre o que era o curso e, depois, descobri aqui um curso magnífico e uma grande proximidade com professores. Éramos as suas cobaias na investigação! Muitos dos meus professores continuam a ser as minhas referências na Linguística, sem esquecer a consciência politica que encontrei na FLUL, devendo a esta casa algum arrumar e desarrumar de ideias”, contou.
Entre as áreas de investigação de João Costa destacam-se a sintaxe teórica, a aquisição e desenvolvimento da linguagem e a linguística educacional.
Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Alumni e Mecenato)
Fotografia: Governo de Portugal - Divulgação