Antigo aluno da Faculdade de Letras é o novo director-geral da TVI

José Eduardo Moniz, licenciado em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa na década de 1970, é o novo director-geral da TVI.

José Eduardo Moniz

Em comunicado divulgado hoje, a Media Capital refere que José Eduardo Moniz é “reconhecido no meio televisivo e na indústria dos conteúdos pelo carácter arrojado e ideias inovadoras”, impulsionando “vários projectos responsáveis pelo crescimento da TVI e alcance de novos públicos”.

José Eduardo Moniz regressa agora ao Grupo Media Capital, ao qual esteve ligado de 1998 a 2009 como director-geral da TVI e, posteriormente, como consultor para as áreas de ficção e entretenimento do grupo Media Capital.

No mesmo comunicado pode ler-se que, “atento às tendências internacionais e grande conhecedor do mundo da televisão, José Eduardo Moniz terá um papel determinante na consolidação e manutenção do percurso que a TVI tem vindo a fazer ao longo dos últimos meses, com vista à liderança”.

José Eduardo Moniz começou a carreira no Diário Popular, trabalhando posteriormente na RTP. Em 1977 é nomeado chefe do departamento de actualidades e editor-chefe de noticiários da RTP, seguindo-se, em 1978, a chefia dos serviços de informação da RTP/Açores. De 1979 a 1982 assume o cargo de chefe do departamento de noticiários da RTP 1 e de subdirector para a informação diária, para além das funções de apresentador tanto de telejornais como de outros programas, chegando, em 1983, à direcção de informação diária da RTP.

Em 1994, José Eduardo Moniz funda a empresa MMM-Produtores Independentes S.A., da qual foi director-geral até 1998, ano em que transita para a TVI.

Em Maio de 2009 foi agraciado com a Medalha de Ouro de Vermeil, da Société Académique d’Éducation et d’Encouragement, Arts-Sciences-Lettres, de Paris.

Vice-Presidente do Sport Lisboa e Benfica de 2012 a 2021, José Eduardo Moniz ainda integrou os quadros da Ongoing Media, como Vice-Presidente do grupo.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Alumni e Mecenato)

Fotografia: TVI Divulgação/ Direitos Reservados