Empresa de antigo aluno da FLUL está no top 3 das mais inovadoras do mundo

A revista Fast Company elegeu a Unbabel, uma startup que alia a inteligência artificial à tradução automática, como a terceira empresa mais inovadora do mundo em 2020 na categoria "Enterprise".

vasco pedro

Fundada pelo alumnus Vasco Pedro, licenciado pela FLUL em Engenharia da Linguagem e do Conhecimento em 1999, a Unbabel é uma startup portuguesa que alia a inteligência artificial com pós-edição humana à tradução automática. A startup, liderada pelo antigo aluno Vasco Pedro, ficou em terceiro lugar na categoria “Enterprise”, que premeia soluções para as empresas melhorarem operações.

A lista composta pela Fast Company agrega 434 empresas de 39 países que foram consideradas as mais inovadoras em 2020. Em comunicado, a Unbabel refere que “estar entre os premiados de 2020” é uma “validação” da missão da empresa, a de querer “disponibilizar apoio centrado no cliente em qualquer idioma”.

Também Amy Farley, editora da Fast Company, sublinha que “num momento de crescente volatilidade global, a lista deste ano demonstra a resiliência e o optimismo das empresas em todo o mundo. Estas empresas estão a utilizar a criatividade para resolver os desafios não só das suas indústrias, mas mais além”.

Com escritórios em Lisboa, São Francisco, Nova Iorque e Pittsburgh, a Unbabel foi criada em 2013. Em Janeiro de 2018, angariou 23 milhões de euros de alguns dos investidores de topo mundiais. Já no ano passado, fechou uma outra ronda de 60 milhões de euros. Com mais de 260 colaboradores, tem como clientes marcas como o Facebook, Microsoft, Booking.com ou easyJet.

Texto: Tiago Artilheiro  (FLUL-DREI, Núcleo de Alumni e Mecenato)

Fotografia: Direitos Reservados