Faculdade de Letras distinguiu licenciados e mestres de 2020/2021

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa organizou na passada sexta-feira, 22 de Outubro, a Cerimónia de Graduação 2020/2021 com o objectivo de distinguir os novos licenciados e mestres.

Com cerca de 200 diplomados presentes para receberem as Cartas de Excelência, de Licenciatura e de Mestrado, a Cerimónia no Anfiteatro 1 começou com a exibição de um vídeo com testemunhos de alumni. Os primeiros dias na Academia, a vida em Letras e o sentimento de pertença à comunidade alumni foram alguns dos pontos destacados pelos novos alumni.

Iniciada a Cerimónia de Graduação (que pode rever na íntegra aqui), o Director da Faculdade de Letras, Professor Miguel Tamen, deu as boas-vindas aos alumni e respectivos directores de curso e outros docentes convidados.

Destacando que esta Cerimónia teve, este ano, um carácter “especial”, Miguel Tamen sublinhou que, devido à pandemia, os novos graduados não tiveram uma escolaridade “igual ao tipo de escolaridade que nós imaginamos que as pessoas tenham”. No entanto, o Director da Faculdade de Letras lembrou que “há uma vantagem nestas desvantagens; e a vantagem é lembrarmo-nos que há uma dimensão na nossa passagem pela Universidade que não pode ser dissolvida em novas tecnologias, em computadores, em relações mediatizadas”. Sobre a comunidade alumni, que conta a partir de agora com novos diplomados, Miguel Tamen acentuou que “a Faculdade de Letras é uma Faculdade que se orgulha de ligar aos seus antigos alunos”.

Na quinta edição da Cerimónia de Graduação da Faculdade de Letras, os graduados receberam, este ano, as Cartas de Excelência – entregues aos melhores alunos de cada curso de licenciatura da Faculdade – e as Cartas de Licenciatura e de Mestrado, pelas mãos da Coordenadora Científica do Programa Alumni da Faculdade de Letras, Professora Adelaide Meira Serras.

Ser alumni da Faculdade de Letras

Em representação dos alumni de 2020/2021, o alumnus Francisco Mariz, licenciado em Línguas, Literaturas e Culturas, partilhou o seu percurso na Faculdade de Letras, abordando, igualmente, as actividades extra-lectivas em que participou. “Todos os valores e todo o saber disciplinar e não disciplinar são ferramentas que levo para o meu mestrado, que agora frequento no estrangeiro, como para a minha vida”, referiu sobre o papel da Faculdade de Letras nos últimos três anos. O alumnus salientou ainda que “é difícil descrever estes três anos de forma sucinta. Se foram fáceis, de maneira nenhuma. Se foram desafiantes, muito. Se valeu a pena, fazia tudo de novo.”

O encerramento da Cerimónia de Graduação coube à Coordenadora Científica do Programa Alumni da Faculdade de Letras, Professora Adelaide Meira Serras. Depois de congratular os novos diplomados pela graduação e pela capacidade de fazer a adaptação aos novos modelos de ensino devido à pandemia, referiu que “vós, os finalistas, atingistes as metas que tinham planeado antes de tudo isto acontecer”.

Sem esquecer o papel do ensino superior, Adelaide Meira Serras frisou que na Faculdade de Letras “temos diálogos inter-geracionais muito fecundos (…) e isso também nos permite ganhar com a experiência de uns, com a criatividade de outros, com a inovação, com a crítica, com o derrubar, às vezes, de preconceitos anteriores”. Lembrando o momento de sucesso que a Cerimónia de Graduação representa para os alumni, a Coordenadora Científica do Programa Alumni da Faculdade de Letras enfatizou que “os cursos de Humanidades são pela sua essência os que mais propiciam a compreensão das mundividências. (…) Preparam-nos para estarmos preparados para todas as actividades e concretizar projectos inovadores, projectos que permitam ir um pouco mais longe enquanto indivíduos e enquanto sociedade.”

A Cerimónia de Graduação 2020/2021, que este ano devido à pandemia não pôde contar com a habitual presença de convidados dos graduados, terminou com uma fotografia de grupo dos graduados 2020/2021 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Nota: as restantes fotografias serão disponibilizadas assim que possível, directamente aos alumni presentes na Cerimónia de Graduação.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Alumni e Mecenato)

Vídeo: Guião e Entrevistas - Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Alumni e Mecenato); Imagem e Edição - António Paulo (FLUL - Divisão de Sistemas e Informática)

Fotografia: Luísa Santos (FLUL-DREI, Núcleo de Cooperação Internacional) e Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Alumni e Mecenato)