Obras da "Colecção Manuel de Brito" vão estar expostas na FLUL

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e os proprietários da “Colecção Manuel de Brito” assinaram, esta manhã, um protocolo que visa o empréstimo de vinte e duas obras de arte do espólio à FLUL.

20180626 124933Manuel de Brito, que foi um dos principais galeristas e livreiros de Portugal, fundou a Galeria 111 em 1964, tendo como objectivo a promoção e lançamento de publicações e obras gráficas. Na FLUL vão estar expostas, anualmente e durante onze anos, duas obras da sua Colecção, uma datada do século XX e outra do século XXI.

Na sessão de assinatura do protocolo estiveram presentes Maria Arlete Alves da Silva e Rui da Silva Brito, como representantes da família de Manuel de Brito, o Director da FLUL, Professor Doutor Miguel Tamen, a Sub-directora da FLUL, Professora Doutora Alexandra Assis Rosa e o Director do Curso de Licenciatura em História de Arte, Professor Doutor Luís Urbano Afonso.

Durante a sessão, o Director da FLUL, Professor Doutor Miguel Tamen, destacou “o gosto especial em assinar este protocolo, que dá continuidade aos laços entre a FLUL e os antigos alunos”.

flul prot galeria111 2018 4Maria Arlete Alves da Silva, antiga aluna da FLUL do Curso de Filologia Germânica, salientou a “enorme satisfação” na assinatura deste protocolo. “Passei aqui alguns dos melhores anos da minha vida, com professores notáveis e marcantes na minha maneira de ser e de pensar”, contou. Professores como o Padre Manuel Antunes, Pina Martins e Vitorino Nemésio foram recordados pela alumna, nomeadamente, as “aulas que todos os alunos ouviam com a máxima atenção e que não sabíamos bem onde iam terminar, tal era o saber enciclopédico de cada um”.

Também Rui da Silva Brito recordou as aulas na FLUL como alumnus do Curso de Licenciatura em História de Arte e as vivências dentro da Faculdade.

No final da sessão, o Director da FLUL agradeceu a generosidade manifestada pela família de Manuel de Brito, desejando que este protocolo seja apenas o início de outras iniciativas a explorar em conjunto.

Texto e Fotografia: Tiago Artilheiro (FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)