Alumni da FLUL representam Portugal num dos maiores eventos literários do mundo

Os antigos alunos Hélia Correia, João de Melo, Lídia Jorge, Margarida Vale de Gato, Maria do Rosário Pedreira, Nuno Júdice e Rui Vieira Nery fazem parte do grupo de mais de 40 escritores português que vão participar na Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL), no México.

123A edição deste ano da FIL, que decorrerá entre 24 de Novembro e 2 de Dezembro, terá Portugal como país convidado e, por isso, serão vários os géneros literários presentes na feira.

A escolha corresponde ao desejo da organização da FIL que pediu a Portugal que respeitasse os critérios de prevalência da ficção narrativa (conto, crónica e romance policial), procurando equilibrar homens e mulheres, premiados ou não, no grupo de escritores a enviar.

No caso concreto de Nuno Júdice, o alumnus foi convidado directamente pela FIL para encerrar o Salão de Poesia da edição deste ano.

A antiga aluna da FLUL Ana Bacalhau e o alumnus Fernando Ribeiro dos Moonspell vão estar, também, presentes num dos espectáculos musicais incluídos no evento, que conta já com 32 anos de existência. Da mostra portuguesa que vai marcar presença no México fazem parte, também, sessões de cinema, teatro, bailado, exposições e momentos de gastronomia.

A FIL Guadalajara é o maior evento literário da América Latina e o segundo maior do mundo. Conta anualmente com mais de 800 mil visitantes, repartidos pelos nove dias, mais de 700 autores, 2000 editoras de 47 países e cerca de 600 apresentações de livros. O pavilhão de Portugal na FIL terá 1168 metros quadrados e a representação de Portugal conta com um orçamento de 1,8 milhões de euros.

Texto: Tiago Artilheiro  (FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)    |      Fotografia: FIL