Antigo aluno da FLUL assume direcção do Museu Nacional do Traje

O alumnus José Carlos Alvarez, que se formou em Filosofia pela FLUL, acaba de assumir a direcção do Museu Nacional do Traje.

jose alvarezJosé Carlos Alvarez, até agora director do Museu Nacional do Teatro e da Dança, passa a acumular os dois cargos até à tomada de posse do novo director do Museu do Traje. Em comunicado, a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) informa que será lançado em breve um concurso público para o cargo, "cuja abertura será oportunamente publicitada em Diário da República".

Até agora, o cargo de directora do Museu Nacional do Traje era assumido por Clara Vaz Pinto, também antiga aluna da FLUL da licenciatura em História, que pediu a demissão por razões pessoais.

José Carlos Alvarez fez também na FLUL uma pós-graduação em Ciências Documentais. Comissariou e/ou organizou 29 exposições dentro e fora do Museu Nacional do Teatro e da Dança, entre as quais a primeira exposição permanente do Museu Nacional do Teatro intitulada As colecções do Museu (2003).

O alumnus foi durante cerca de dois anos consultor para a programação do Teatro da Trindade nas áreas de dança, ópera e música contemporânea e fez parte do júri do Grande Prémio de Teatro do INATEL, em 1998. Em 2009 recebeu, na qualidade de director do Museu Nacional do Teatro, o Prémio Pro-Autor da Sociedade Portuguesa de Autores.

José Alvarez colaborou, igualmente, com diversas entradas no Dicionário de Autores Portugueses, nomeadamente, de dramaturgos e historiadores de teatro e é autor do Roteiro do Museu Nacional do Teatro (2005). Em 2015 foi autor e proponente da alteração institucional da designação do Museu Nacional do Teatro para Museu Nacional do Teatro e da Dança.

Texto: Tiago Artilheiro  (FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)    |      Fotografia: Direitos Reservados