Alumna da FLUL dá a volta ao mundo em 80 corridas

Rita Canas Mendes, que se licenciou em Filosofia na FLUL em 2009, calçou as sapatilhas e mostra-nos que é possível dar A Volta ao Mundo em 80 Corridas.

rita canas mendesA sua experiência na corrida foi agora transposta para um livro, onde seleccionou as melhores provas para fazer em Portugal e pelo mundo, dividindo-as em corridas icónicas, deslumbrantes, originais, exigentes e solidárias.

Em conversa com o FLUL Alumni, Rita Canas Mendes conta que ainda não fez todas as corridas. "O livro é o meu top 80 e está feito para o leitor sonhar. Não sei se algum dia correrei na selva ou no deserto, mas quem sabe? Ainda tenho muitos anos para planear essas viagens", explica.

Na memória tem várias corridas. Lembra, no entanto, uma em particular, que a fez converter-se ao desporto: "a primeira prova a sério em que participei foi na Ponte 25 de Abril. Eu ia sem expectativa alguma, a multidão e a vista tornaram o evento muito especial. É dos percursos mais bonitos do mundo e fiquei convertida às provas desde então".

a volta ao mundo em 80 corridasChina, Japão, EUA ou Vietname estão na lista de corridas apresentadas pela autora, ficando o leitor a conhecer, entre outros, o grau de dificuldade da prova, as datas em que acontece ou o website oficial. No livro, editado pela Arte Plural Edições, também constam dicas para tirar o melhor proveito da prova e notas sobre a sua organização.

Há seis anos, a corrida revelou-se a descoberta perfeita porque diz ser "possível de praticar em qualquer momento", dando-lhe o tempo que precisa para ouvir os podcasts que mais gosta.

Rita Canas Mendes já escreveu, também, um livro para crianças - A Nuvem - e o guia Como Publicar o Seu Livro. A alumna refere que "até hoje, cada um dos meus livros teve um enfoque diferente. É difícil pôr tudo o que faço numa só caixa, e gosto de experimentar vários géneros, mas o livro infantil tem chamado especialmente por mim". No futuro, não afasta a escrita de ensaio, conto e teatro.

Texto: Tiago Artilheiro | Fotografia: Fábio Rodrigues / DR