Livro de alumnus da FLUL premiado no Brasil

O livro Infâncias aqui e além-mar, de José Jorge Letria e José Santos, acaba de ser distinguido como “Melhor livro em Língua Portuguesa” nos prémios anuais da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do Brasil (FNLIJ).

829864 ampliadaJosé Jorge Letria frequentou o curso História e História de Arte na FLUL na década de 70 e é, actualmente, presidente da Sociedade Portuguesa de Autores.

Em 2011, o alumnus já tinha sido distinguido com o mesmo prémio, dessa vez com o livro de rimas Avô, conta outra vez, ilustrado por André Letria.

Lançado em 2017 pela editora brasileira SESI-SP, o livro Infâncias aqui e além-mar põe em diálogo a poesia do autor português José Jorge Letria com a do brasileiro José Santos, compostas com ilustrações de Cátia Vidinhas (Portugal) e Eloar Guazzelli (Brasil).

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do Brasil é uma organização de promoção da leitura e do livro para os mais jovens. Criada em 1968, atribui anualmente, desde 1999, prémios de reconhecimento dos melhores livros publicados no Brasil.

Na 44.ª edição dos FNLIJ, a fundação distinguiu obras para a infância e juventude em várias categorias, como a de melhor livro informativo, melhor tradução ou livro de poesia.

A entrega dos prémios está marcada para 27 de Junho, na abertura do 20.º Salão do Livro para Crianças e Jovens.

Afonso Cruz, José Saramago, Sophia de Mello Breyner Andresen e Ondjaki já haviam tido livros premiados em edições anteriores do Prémio.

Texto: Tiago Artilheiro | Fotografia: Direitos Reservados