Semana da Empregabilidade traz de volta à faculdade alumni da FLUL

No âmbito do “Desconstrói o teu Percurso - 3ª Semana da Empregabilidade”, a FLUL recebeu esta manhã dois antigos alunos que regressaram à Faculdade para falarem sobre estágios e mercado de trabalho.

desconstroi 2018 20 abr 52Na sessão, organizada pelo Núcleo de Orientação de Carreira da Divisão de Relações Externas da FLUL, e que contou com a participação de 30 alunos, estiveram presentes os alumni Ana Gordo, licenciada em Ciências da Cultura - especialização em Comunicação e Cultura e que integra a equipa da revista NiT, e Ricardo Domingos, licenciado em Estudos Artísticos – especialização em Artes do Espectáculo, a estagiar, actualmente, na Companhia Olga Roriz.

A alumna Ana Gordo, que integrou a revista digital NiT inicialmente como estagiária e onde agora se encontra a trabalhar, começou por aconselhar os alunos presentes a fazerem estágio, “uma forma de adquirirem ferramentas que a licenciatura não confere”, disse.

Sobre a sua experiência de estágio, que procurou por iniciativa própria, Ana Gordo revelou que o trabalho prático como jornalista aprendeu-o directamente na redacção, “mas a bagagem cultural e teórica que levava do curso da FLUL foi reconhecida pela equipa”.

desconstroi 2018 20 abr 40O alumnus Ricardo Domingos, a fazer um estágio profissional na companhia de dança Olga Roriz, depois de aí ter feito um estágio curricular, contou que foi para o estágio sem expectativas, mas rapidamente se integrou. Lembrando que os períodos de estágio “são tempos em que se perde o ambiente seguro da Faculdade, pela incerteza do trabalho que se vai realizar”, Ricardo Domingos explicou aos alunos que são normais e importantes as interrogações durante o estágio.

Na conversa, os dois alumni concordaram que os estágios são um percurso: “no início podem existir tarefas que consideramos menores, mas que depois observamos que são realmente importantes para as equipas”, acentuou Ana Gordo.

A moderadora da sessão, Inês Castilho, aluna de Línguas, Literaturas e Culturas, e Campus Ambassador da Jerónimo Martins, referiu que nem tudo são facilidades. Os alumni notaram que só se ultrapassam as dificuldades com muita prática, paciência e iniciativa.

Iniciativa foi o que Andreia Oliveira, também presente no painel e que trabalha na editora Zero a Oito, considerou essencial no momento de convidar estagiários a permanecer na empresa, sem “esquecer o facto de terem tido outras experiências e formação, até porque a parte teórica que a Faculdade dá dificilmente se explora no mercado de trabalho”.

Na sessão estiveram, igualmente, presentes as professoras e orientadoras de estágio Maria João Almeida e Adelaide Meira Serras. Sobre o perfil de estagiário que as empresas preferem, a professora Maria João Almeida explicou que “a passividade não resulta, ao contrário do empenho e iniciativa”. Opinião semelhante à partilhada pela professora Adelaide Meira Serras, para quem o estagiário “deve ser interessado e não ver o estágio como uma aspirina para o curso”.

Desconstrói o teu Percurso - 3ª Semana da Empregabilidade” continua nos dias 24 de Abril e 3 de Maio, com sessões destinadas ao empreendedorismo e ao CV e às redes sociais no recrutamento, respectivamente.

Texto: Tiago Artilheiro | Fotografia: Denise Moura e Raquel Moreira - Divisão de Relações Externas