Antigos alunos da FLUL à frente do Museu dos Coches e do Museu do Teatro e da Dança

Os alumni Silvana Bessone e José Carlos Alvarez foram nomeados directores do Museu Nacional dos Coches e do Museu Nacional do Teatro e da Dança, respectivamente. As nomeações, em regime de substituição, foram hoje publicadas em Diário da República.

silvana bessonSilvana Bessone Borges de Medeiros Amorim licenciou-se em História pela FLUL em 1976 e ocupa o cargo de direcção do museu desde 1990. Natural de Lisboa, é mestre em História de Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e fez o Curso de Pós-graduação para Conservador de Museu do Instituto Português do Património Cultural entre 1982-1984.

A alumna foi professora de Licenciatura e Mestrado em Conservação e Restauro e Museologia na Universidade Nova de Lisboa e elaborou o Programa Museológico para o Novo Museu Nacional dos Coches. Foi membro da direcção da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) em 1985 e 1990 e membro da direcção do International Council of Museums / Comissão Nacional Portuguesa (ICOM) 2002/2005 e 2005/2008.

De acordo com a nota curricular publicada hoje em Diário da República, Silva Bessone tem, também, desenvolvido actividade como comissária ou consultora na área da museologia ligada à remodelação ou à criação de novos museus.

jose alvarezPara director do Museu Nacional do Teatro e da Dança foi nomeado o alumnus José Carlos Batista Alvarez, cargo que que ocupa desde 2001.

José Carlos Alvarez é licenciado em Filosofia pela FLUL, instituição onde fez também uma pós-graduação em Ciências Documentais. Comissariou e/ou organizou 29 exposições dentro e fora do Museu Nacional do Teatro e da Dança, entre as quais a primeira exposição permanente do Museu Nacional do Teatro intitulada As colecções do Museu (2003).

O alumnus foi durante cerca de dois anos consultor para a programação do Teatro da Trindade nas áreas de dança, ópera e música contemporânea e fez parte do júri do Grande Prémio de Teatro do INATEL, em 1998. Em 2009 recebeu, na qualidade de director do Museu Nacional do Teatro, o Prémio Pro-Autor da Sociedade Portuguesa de Autores.

José Alvarez colaborou, igualmente, com diversas entradas no Dicionário de Autores Portugueses, nomeadamente, de dramaturgos e historiadores de teatro e é autor do Roteiro do Museu Nacional do Teatro (2005). Em 2015 foi autor e proponente da alteração institucional da designação do Museu Nacional do Teatro para Museu Nacional do Teatro e da Dança.

De acordo com os despachos publicados hoje em Diário da República, as nomeações decorrem em regime de substituição, até à designação de novo titular na sequência de procedimento concursal de selecção.

Texto: Tiago Artilheiro | Fotografia: Direitos Reservados