Livro de antigo aluno da FLUL vai ser adaptado ao cinema

O livro És Meu, Disse Ela do alumnus António Manuel Ribeiro vai ser adaptado ao grande ecrã pelo realizador Jorge Paixão da Costa.

antonio manuel ribeiro uhfAntónio Manuel Ribeiro, que frequentou o curso de Filologia Românica na FLUL na década de 70, lançou És Meu, Disse Ela em Janeiro deste ano. O livro conta toda a história que o antigo aluno, fundador e vocalista dos UHF, viveu entre 2003 e 2012, altura em que Cristina/82, uma fã de quem nada sabia, o começou a perseguir.

Em comunicado, a editora Guerra & Paz, que publicou a obra, explica que o repto para a adaptação da obra ao grande ecrã foi lançado por José Jorge Letria, Presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, e também ele alumnus da FLUL, no dia do lançamento da obra.

A resposta chega agora com a adaptação de Jorge Paixão da Costa, autor de séries como A Ferreirinha e República, da RTP, e de filmes como Adeus Princesa e O Mistério da Estrada de Sintra.

O realizador refere, no mesmo comunicado, que esta é "uma história universalmente contemporânea, fracturante, empolgante e intensa, que reflecte a ansiedade e desespero que a intrusão e o abuso intelectual de um stalker provoca na existência íntima, privada e criativa de um artista".

António Manuel Ribeiro afirma que "se este desafio começou por ser uma surpresa, quando ouvi as palavras do Zé Jorge [Letria] na apresentação do livro, depois tornou-se uma realidade nos contactos que mantive com o cineasta Jorge Paixão da Costa. É muito mais do que alguma vez pensei poder acontecer ao livro".

O autor e o realizador têm mantido conversas para juntos desenvolverem a adaptação, e um dos objectivos comuns é o de manterem também o escritor José Jorge Letria ligado a este projecto.

Texto: Tiago Artilheiro | Fotografia: Direitos Reservados