Peça de teatro de antigo aluno da FLUL vence Prémio Autores

A peça A Vertigem dos Animais Antes do Abate, encedada pelo antigo aluno da FLUL Jorge Silva Melo nos Artistas Unidos, ganhou ontem o Prémio Autores 2018 na categoria “Melhor Espectáculo de Teatro”.

Jorge Silva MeloJorge Silva Melo foi aluno da FLUL na década de 60, tendo integrado o Grupo de Teatro de Letras. A peça A Vertigem dos Animais Antes do Abate, do grego Dimítris Dimitriádis, aborda o momento de ascensão e queda de uma família multimilionária, procurando reflectir a tragédia da Europa, em particular a crise económico-financeira que começou na Grécia em 2000. A peça encenada pelo alumnus Jorge Silva Melo esteve em cena no Teatro da Politécnica, em Lisboa, entre 13 Setembro e 28 de Outubro de 2017. Do elenco fizeram parte os actores João Meireles, Inês Pereira, Américo Silva, Vânia Rodrigues, André Loubet, Pedro Baptista, Pedro Carraca, João Pedro Mamede e Nuno Gonçalo Rodrigues.

Promovido pela Sociedade Portuguesa de Autores, o júri do Prémio na categoria Teatro era composto por Helena Simões, Gisela Pissarra e Rui Monteiro, e estavam nomeados, para além de A Vertigem dos Animais Antes do Abateos espectáculos Bacantes – Prelúdio para uma purga, com encenação de Marlene Monteiro Freitas (Teatro Rivoli/Teatro Nacional D. Maria II) e Topografia, com encenação da Criação Colectiva Teatro da Cidade (Teatro Nacional D. Maria II).

Na categoria de Literatura estava nomeada também outra antiga aluna da FLUL. Cristina Almeida Serôdio era candidata ao prémio de “Melhor livro de ficção narrativa” com a obra A Casa das Tias. Nesta categoria, o prémio foi entregue a Rodrigo Guedes de Carvalho, jornalista, pela obra O Pianista de Hotel.

Texto: Tiago Artilheiro      |      Fotografia: Direitos Reservados