Antigo aluno da FLUL vai ser o homenageado deste ano da Feira do Livro do Porto

O alumnus José Mário Branco, cantor e compositor que frequentou a Licenciatura em Linguística na FLUL em 2006, foi escolhido pela Câmara do Porto como figura a homenagear na Feira do Livro deste ano.

jose mario branco e1510667164281Durante o evento, que irá decorrer em Setembro nos Jardins do Palácio de Cristal no Porto, serão várias as actividades culturais e de animação desenvolvidas em torno da obra de José Mário Branco, que completa este ano 50 anos de carreira. Dia 8 de Setembro o alumnus será o convidado para uma conversa com a jornalista Anabela Mota Ribeiro.

O cantor portuense terá também o seu nome gravado na Avenida das Tílias, nos Jardins do Palácio de Cristal, onde já se encontram figuras como Vasco Graça-Moura, Agustina Bessa-Luís, Mário Cláudio e Sophia de Mello Breyner Andresen.

Considerado uma das vozes e figuras mais emblemáticas da liberdade conquistada com a Revolução de 1974, José Mário Branco é autor de músicas de intervenção ainda durante a ditadura e após o 25 de Abril de 1974 – Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades (1971), Inquietação (1982) ou FMI (1982). Estudou violino, Economia e História. Foi exilado político, produtor e responsável pelos arranjos em Paris de discos de Sérgio Godinho e José Afonso, além de uma vasta produção discográfica própria.

Conheça a biografia de José Mário Branco.

Texto: Tiago Artilheiro      |      Fotografia: Direitos Reservados