Alumni da FLUL nomeados para o Prémio Autores

Os alumni da FLUL Cristina Almeida Serôdio e Jorge Silva Melo estão entre os nomeados ao Prémio Autores 2018, promovido pela Sociedade Portuguesa de Autores.

Na categoria de Literatura, Cristina Almeida Serôdio é candidata ao prémio de “Melhor livro de ficção narrativa” com a obra A Casa das Tias e, na categoria de Teatro prémio de “Melhor Espectáculo”, Jorge Silva Melo concorre com a peça A Vertigem dos Animais Antes do Abate, que encenou nos Artistas Unidos.

uio

Cristina Almeida Serôdio é licenciada e mestre em Literatura Portuguesa Moderna pela FLUL e A Casa das Tias é o seu primeiro romance. A história, passada no tempo do Estado Novo, desenvolve-se a partir do momento em que a protagonista, M., recebe como herança uma casa rural centenária.

Em Julho do ano passado, em entrevista ao FLUL Alumni a propósito do lançamento de A Casa das Tias, a alumna referia que entrou na FLUL “por gostar muito de literatura, de ler, recitar e escrever". Cristina Almeida Serôdio acentuava que "com os sabedores professores que encontrei, passei a ter o conhecimento de grandes e difíceis autores, e de alguns cuja genialidade era de certo modo atemorizante". Na mesma entrevista contava que na FLUL tinha desenvolvido um "espírito autocrítico", tendo-se convencido que "se escrevesse, não passaria de uma autora menor, como um pintor de domingo”.

Jorge Silva MeloJorge Silva Melo foi aluno da FLUL na década de 60, tendo integrado o Grupo de Teatro de Letras. A peça A Vertigem dos Animais Antes do Abate, do grego Dimítris Dimitriádis, aborda o momento de ascensão e queda de uma família multimilionária, procurando reflectir a tragédia da Europa, em particular a crise económico-financeira que começou na Grécia em 2000. A peça encenada pelo alumnus Jorge Silva Melo esteve em cena no Teatro da Politécnica, em Lisboa, entre 13 Setembro e 28 de Outubro de 2017. Do elenco fizeram parte os actores João Meireles, Inês Pereira, Américo Silva, Vânia Rodrigues, André Loubet, Pedro Baptista, Pedro Carraca, João Pedro Mamede e Nuno Gonçalo Rodrigues.

O júri da categoria Literatura é composto por Teresa Carvalho, Rita Pimenta e Luísa Mellid-Franco, concorrendo também ao prémio de “Melhor livro de ficção narrativa” as obras O Pianista do Hotel, de Rodrigo Guedes de Carvalho e Quando as Girafas Baixam o Pescoço, de Sandro William Junqueira.

Do júri da categoria Teatro fazem parte Helena Simões, Gisela Pissarra e Rui Monteiro, e estão nomeados para “Melhor Espectáculo”, para além de  A Vertigem dos Animais Antes do Abate, as peças Bacantes – Prelúdio para uma purga, com encenação de Marlene Monteiro Freitas (Teatro Rivoli/Teatro Nacional D. Maria II) e Topografia, com encenação da Criação Colectiva Teatro da Cidade (Teatro Nacional D. Maria II).

A cerimónia de entrega do Prémio Autores / 2018 vai realizar-se no próximo dia 20 de Março, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, e será transmitida em directo pela RTP2. Na cerimónia será entregue o prémio “Autor Vida e Obra” ao neurocientista António Damásio.

Texto: Tiago Artilheiro      |      Fotografia: Direitos Reservados