Prémio FLUL Alumni / Manuel Coutinho Meireles

Regulamento.

 

No seguimento da apreciação das candidaturas ao Prémio FLUL Alumni / Manuel Coutinho Meireles pelo júri constituído expressamente para o efeito, foi decidido atribuir o Prémio à candidata Marta Filipa da Costa Batista, aluna do 2º ano do curso de Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, por se considerar ser a candidata cujo perfil corresponde mais plenamente aos requisitos exigidos pelo Regulamento do Prémio.

Em conformidade com o n.º 2 do artigo 6.º do Regulamento do Prémio FLUL Alumni / Manuel Coutinho Meireles, da deliberação da atribuição do prémio não cabe recurso.

 

 

 

premios flul alumni 2

 

REGULAMENTO

PRÉMIO FLUL ALUMNI / MANUEL COUTINHO MEIRELES 

 
Artigo 1º
(Âmbito) 
1. A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e o empresário do ramo da construção civil, Manuel Coutinho Meireles, instituem no ano lectivo 2017/2018 o Prémio FLUL Alumni / Manuel Coutinho Meireles, com o objectivo de apoiar a formação académica graduada a estudantes de licenciatura economicamente carenciados.
2. O prémio consiste no valor da propina de um ano de curso de Licenciatura no ano lectivo de 2017/2018, prémio pago integralmente por Manuel Coutinho Meireles. A dedução do valor do prémio no valor da propina será realizada por operação contabilística interna, não recebendo o aluno qualquer valor monetário.

 

Artigo 2º
(Destinatários) 
Podem candidatar-se ao Prémio FLUL Alumni / Manuel Coutinho Meireles os alunos que reúnam os requisitos seguintes
a) estejam inscritos/as pela primeira vez no ano curricular de um dos cursos conducentes ao grau de Licenciado da FLUL;
b) tenham frequentado o ano lectivo de 2016/2017 em regime integral;
c) tenham um rendimento anual per capita do agregado familiar em que está integrado ou do próprio, não superior a 18 vezes o Indexante dos Apoios Sociais (IAS) acrescido do valor da propina afixada para o 1.º ciclo de estudos;
d) não serem beneficiários de outra bolsa de estudo no ano lectivo a que se reporta o prémio.
 
Artigo 3º
(Critérios de seriação) 
1. A seriação dos estudantes candidatos ao Prémio FLUL Alumni / Manuel Coutinho Meireles obedecerá aos seguintes critérios:
a) carência económica, tendo por referência a capitação média do agregado familiar, calculada com base no Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior, em vigor (a capitação média mensal do agregado familiar é o resultado do cálculo da seguinte expressão: (RA/AF)/12 em que: RA é o rendimento anual do agregado familiar fixado nos termos do artigo 10.º, em euros; AF é o número de membros do agregado familiar, fixado nos termos do artigo 8.º);
b) aproveitamento académico no ano lectivo anterior;
c) fase avançada no percurso académico para conclusão do ciclo de estudos.
2. Em caso de igualdade na ordenação, tem preferência o/a estudante que sucessivamente:
a) apresente o valor mais baixo de capacitação média  do agregado familiar em que está integrado;
b) no ano lectivo anterior tenha obtido aprovação ao maior número de unidades curriculares em que esteve inscrito;
c) no ano lectivo anterior tenha obtido a melhor média das classificações obtidas nas unidades curriculares realizadas.
 
Artigo 4º
(Candidaturas) 
1. O período de candidaturas ao Prémio FLUL Alumni / Manuel Coutinho Meireles decorrerá de 26 de Janeiro a 26 de Fevereiro de 2018.
2. Os estudantes que queiram concorrer ao Prémio FLUL Alumni / Manuel Coutinho Meireles deverão preencher o formulário disponível para o efeito no site do FLUL Alumni e da FLUL e entregá-lo no Núcleo de Apoio ao Estudante, juntamente com os comprovativos do rendimento do agregado familiar e quaisquer outros meios de prova de situação de carência económica.
3. Os estudantes, aquando do preenchimento do formulário, assumem e responsabilizam-se pela veracidade das suas declarações sob compromisso de honra.
4. O FLUL Alumni e o Núcleo de Apoio ao Estudante garantem a confidencialidade no tratamento dos elementos e das informações prestadas.
 
Artigo 5º
(Apreciação das candidaturas) 
As candidaturas são apreciadas por um júri composto pelo doador, Manuel Coutinho Meireles, pelo Director da FLUL, pela Coordenadora Científica do Programa FLUL Alumni e pela Coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estudante.
 
Artigo 6º
(Divulgação de resultados) 
1. A divulgação dos resultados será publicitada nos sites da FLUL e do FLUL Alumni no início do mês de Março de 2018.
2. Da deliberação da atribuição do prémio não cabe recurso.
 
Artigo 7º 
(Dúvidas e casos omissos)

Caberá ao Director da FLUL analisar e decidir sobre os casos omissos do presente Regulamento e dirimir dúvidas quanto à sua interpretação e aplicação.

 

 

CANDIDATURAS

Para concorrer ao "Prémio FLUL Alumni / Manuel Coutinho Meireles" deverá entregar em mão e em papel, no Núcleo de Apoio ao Estudante (2º piso, corredor central da FLUL), a seguinte documentação até 26 de Fevereiro de 2018:
 
- formulário de candidatura devidamente preenchido;
- fotocópia da Nota de Liquidação de IRS de 2016;
- outros documentos emitidos pelas autoridades competentes que considere relevantes para o apuramento da sua situação socioeconómica. 

 

 

Em caso de dúvida contacte Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.