Alumnus da FLUL distinguido com Prémio Universidade de Coimbra 2018

Rui Vieira Nery, musicólogo, historiador cultural e professor universitário, licenciado pela FLUL em História em 1980, e investigador do Centro de Estudos de Teatro da FLUL, acaba de ser distinguido com o Prémio Universidade de Coimbra 2018.

rui vieruaDoutorado em Musicologia pela Universidade do Texas, em Austin, Rui Vieira Nery é actualmente docente no Departamento de Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa e no Departamento de Música da Universidade de Évora, bem como director do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas. Na Fundação Gulbenkian foi também director-adjunto do Serviço de Música e director do Programa Educação para a Cultura.

O alumnus é autor de diversos estudos sobre História da Música Portuguesa, tendo recebido em 1984 e 1992 o Prémio de Ensaísmo Musical do Conselho Português da Música. Devido ao estudo elaborado da Cultura Portuguesa, em 2002 foi-lhe concedida a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente da República

Rui Vieira Nery foi, também, presidente da Comissão Científica da candidatura do Fado à Lista Representativa do Património Cultural imaterial da Humanidade (UNESCO).

O Prémio Universidade de Coimbra foi instituído em 2004 e tem o valor de 25 mil euros, distinguindo uma personalidade de nacionalidade portuguesa que se tenha afirmado por uma intervenção particularmente relevante e inovadora nas áreas da cultura ou da ciência.

O prémio da edição deste ano é entregue no próximo dia 1 de Março, durante a sessão solene comemorativa do 728.º aniversário da Universidade de Coimbra.

Rui Vieira Nery junta-se assim, entre outros, ao crítico gastronómico José Quitério, ao antigo reitor da Universidade de Lisboa Sampaio da Nóvoa, ao cineasta Pedro Costa, ao músico e compositor António Pinho Vargas, à cientista Maria de Sousa, ao investigador catedrático de química Adélio Mendes e ao artista plástico Julião Sarmento.

Consulte aqui a Biografia de Rui Vieira Nery.

Texto: Tiago Artilheiro      |      Fotografia: Direitos Reservados