1º Encontro de Antigos Alunos da FLUL juntou 300 participantes

A Faculdade de Letras da ULisboa recebeu no passado dia 7 de Dezembro 300 participantes no 1º Encontro de Antigos Alunos da FLUL.

Texto: Tiago Artilheiro
Vídeo: Rui Oliveira
Fotografia: Denise Moura e Ricardo Ascenção (Divisão de Relações Externas FLUL), com Inês Lourenço

Os alumni começaram a chegar à FLUL logo às 18 horas para a Cerimónia de Licenciatura, onde foram entregues as Cartas de Excelência e as Cartas de Licenciaturas aos diplomados do ano lectivo 2016/2017, pelos Directores de Curso de cada uma das 17 licenciaturas da FLUL.

O Anfiteatro 1 foi o palco escolhido para a Cerimónia, que começou com as palavras de boas vindas do Director da FLUL, Paulo Farmhouse Alberto. Começando por destacar o crescimento da FLUL ao nível da oferta formativa e do número de alunos inscritos nos últimos anos, o Director da FLUL frisou também a importância dos alumni, nomeadamente, a relação entre faculdade e antigos alunos que se pretende que continue e evolua.

São muitos os alumni da FLUL e da ULisboa com percurso firmado na sociedade, percursos que foram destacados pelo Director da FLUL, Paulo Farmhouse Alberto.

Também a Coordenadora Científica do Programa FLUL Alumni Memórias Vivas, Adelaide Meira Serras, destacou a importância dos antigos alunos para a Faculdade, referindo-se à necessidade da Academia lembrar o valor e o mérito dos antigos alunos.

Em representação dos alumni licenciados no ano lectivo 2016/2017, Camila Seixas e Sousa, antiga aluna da Licenciatura em Ciências da Cultura, acentuou que a FLUL “oferece um espaço onde é possível e necessário fugir ao lugar comum de um tal empreendedorismo, por meio da reflexão da análise das nossas faculdades, de julgar e pensar criticamente”. Rigor e excelência foram as palavras escolhidas para caracterizar a FLUL.

Terminada a Cerimónia de Licenciatura, os alumni puderam levantar o seu kit de antigo aluno e confraternizar num Cocktail Alumni que decorreu na Sala de Actos. A actuação das tunas feminina e masculina da FLUL, a Real Academia Tuna Acapella e a Inoportuna respectivamente, deram o brilho musical ao momento.

À saída, muitos alumni observavam os objectos e documentos, quase todos expostos pela primeira vez, que compunham a exposição Os Objectos e as Fotografias que marcam a História da FLUL e dos Alumni. Desde fotografias da inauguração do edifício em 1958, aos programas, regulamentos das cadeiras e livros de matrículas do Curso Superior de Letras e dos Cursos de Verão da FLUL, datados do século XIX. Documentos únicos, que despertaram a atenção dos participantes.

1213

O 1º Encontro de Antigos Alunos culminou com o Jantar Alumni, em que o átrio da FLUL se encheu por completo. O jantar arrancou com a entrega dos títulos de “Alumnus Honorário” aos empresários Paulo Mendes Carvalho, Presidente da Federação dos Empresários Portugueses na Bélgica, e a Manuel Coutinho Meireles, como reconhecimento do apoio prestado aos alunos da FLUL no âmbito do Programa FLUL Alumni Memórias Vivas, nomeadamente, através da oferta de Bolsas de Estudo de valor igual à propina anual de Licenciatura.

Antes do jantar foram ainda entregues os Prémios FLUL Alumni / Grupo Almedina aos alunos Ana Margarida Oliveira Silva, da Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, que recebeu um cheque prenda no valor de 100€, e a Daniel Filipe Ramos Rio e David Miguel Soares Mesquita, ambos da Licenciatura em Estudos Clássicos, que receberam, cada um, um kit de livros no valor de 100€ cada.

O jantar contou com a actuação musical da cantora Mafalda Veiga, antiga aluna do curso de Línguas e Literaturas Modernas, que antes da actuação destacou que nunca tinha imaginado que “as escadas do átrio, pisadas diariamente ao longo de quatro anos, iam ser as mesmas onde passados vários anos viria actuar num regresso sentido à FLUL, e tão importante para a instituição”.

Com muitos antigos alunos a captar o momento de convívio com fotografias e vídeos, em mesas onde a animação foi constante, o 1º Encontro de Antigos Alunos da FLUL terminou num convívio entre todos e com o cortar do bolo FLUL Alumni.

O vídeo do 1º Encontro de Antigos Alunos da FLUL:

Veja a Galeria do Encontro AQUI »