Antiga Aluna da FLUL é a nova directora do Museu do Chiado

Emília Ferreira, licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, assume a 1 de Dezembro a direcção do Museu Nacional de Arte Contemporânea — Museu do Chiado.

emilia

Com Mestrado e Doutoramento em História da Arte Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Emília Ferreira é, também, investigadora do Instituto de História da Arte da Universidade de Victoria, no Canadá e colabora com o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian desde 1997. Entre 2000 e 2017 foi membro da Casa da Cerca — Centro de Arte Contemporânea.

A alumna Emília Ferreira acaba, também, de publicar em livro a sua tese de doutoramento Lisboa em Festa: a Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola, 1882, que havia defendido em 2014 sob orientação de Raquel Henriques da Silva.

É autora da colecção Guias de Museus publicada em Junho deste ano pelo jornal Diário de Notícias: Museus para viajar no tempo, Museus para os cinco sentidos, Museus para saber mais e Museus para aventureiros.

Texto: Tiago Artilheiro      |      Fotografia: Direitos Reservados