Alumni da FLUL finalistas ao prémio literário brasileiro "Oceanos"

Maria Teresa Horta, Helder Moura Pereira e Ana Teresa Pereira estão entre os dez finalistas ao “Oceanos - Prémio de Literatura em Língua Portuguesa”, organizado pelo Instituto Itaú Cultural, no Brasil.

teresa horta

Maria Teresa Horta, que frequentou a FLUL na década de 60 e pertenceu ao Grupo de Poesia 61, tendo colaborado com diversos jornais e revistas, concorre ao prémio "Oceanos" com o livro de poesia Anunciações, que foi eleito já este ano pela Sociedade Portuguesa de Autores como “Melhor Livro de Poesia” do ano de 2016.

Já Helder Moura Pereira, licenciado em Filologia Germânica pela FLUL, concorre ao prémio com a obra Golpe de Teatro, livro que venceu o "Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores" em Abril deste ano.

ana teresa pereiraAna Teresa Pereira, que frequentou o curso de Filosofia na FLUL, é candidata ao prémio "Oceanos" com o romance Karen

Além dos três alumni da FLUL é também candidata ao prémio a escritora portuguesa Ana Margarida de Carvalho, juntamente com os autores brasileiros Elvira Vigna, Bernardo Carvalho, Sérgio Sant’Anna, Silviano Santiago, Veronica Stigger e Victor Heringer (lista completa aqui).

O júri é composto 50 jurados brasileiros e 15 portugueses, tendo avaliado 1.215 obras.

Os vencedores do “Oceanos - Prémio de Literatura em Língua Portuguesa” serão divulgados a 7 de Dezembro, tendo o primeiro prémio o valor de 100 mil reais (26.600 euros), o segundo 60 mil reais (16.000 euros), o terceiro 40 mil reais (10.700 euros) e o quarto 30 mil reais (8 mil euros).

Texto: Tiago Artilheiro      |      Fotografia: Direitos Reservados