Alumnus da FLUL candidato ao Grande Prémio de Romance e Novela

O alumnus Paulo Varela Gomes, que se licenciou em História pela FLUL, é um dos cinco finalistas ao “Grande Prémio de Romance e Novela” da Associação Portuguesa de Escritores.

O escritor e historiador, falecido em 2016, é candidato ao prémio com a obra Passos Perdidos.

Entre os finalistas ao Prémio, relativo a 2016, estão também Alexandra Lucas Coelho, Ana Margarida Carvalho, Isabela Figueiredo e Mafalda Ivo Cruz. image paulo

Paulo Varela Gomes já havia sido distinguido com o mesmo prémio, a título póstumo, no ano passado, com a obra Era Uma Vez em Goa.

Em comunicado, a Associação Portuguesa de Escritores lembra que o prémio "não poderá ser atribuído a obra póstuma" como consta no Regulamento, mas, "este romance de Paulo Varela Gomes foi editado ainda em vida do autor".

Alexandra Lucas Coelho é finalista este ano com o romance Deus-dará e Ana Margarida de Carvalho com o seu segundo título de ficção Não se pode morar nos olhos de um gato. Isabela Figueiredo é finalista com o romance A Gorda e Mafalda Ivo Cruz com o título Pequena Europa.

O júri é constituído por José Correia Tavares, Isabel Cristina Rodrigues, José Carlos Seabra Pereira, Luís Mourão, Paula Mendes Coelho e Teresa Duarte Carvalho que, entre os 94 livros publicados em 2016 e admitidos ao concurso, escolheram por "unanimidade" os cinco finalistas.

O vencedor do Prémio, instituído em 1982 e que tem um valor de 15.000 euros, será conhecido em data a anunciar.

Texto: Tiago Artilheiro      |      Fotografia: Direitos Reservados