Alumnus Arnaldo Saraiva recebe Prémio Seiva Trupe Letras

O poeta, ensaísta e cronista Arnaldo Saraiva recebe esta noite, pelas 21h30, na Casa das Artes no Porto, o "Prémio Seiva Trupe de Letras".

Arnaldo Saraiva licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), tendo-se doutorado na Universidade do Porto com a tese "Carlos Drummond de Andrade: do Berço ao Livro". Na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) foi professor de Estudos Brasileiros e Africanos.

arnaldo saraiva red

Jorge de Sena, a geração literária Orpheu e a literatura de folhetim nos séculos XVIII e XIX foram, sobretudo, o objecto de estudo de Arnaldo Saraiva. Como poeta, revelou-se em 1967 com "Poemas".

O investigador, que já completou 78 anos e foi também professor convidado da Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III, foi fundador do Centro de Estudos Pessoanos e co-dirigiu a revista "Persona" e o jornal "O Boavista".

O "Prémio Seiva Trupe" nas áreas das Artes, Ciências e Letras, é entregue esta terça-feira, respectivamente, a Jorge Pinheiro, Fátima Carneiro e Arnaldo Saraiva.

A cerimónia de entrega dos galardões, que já conta com 11 edições, acontece antes da estreia da peça "O Sr. Ibrahim e as Flores do Alcorão", de Eric-Emmanuel Schmitt, encenada pelo Grupo de Teatro Seiva Trupe.

O Prémio Seiva, segundo comunicado da companhia de teatro enviado ao FLUL Alumni, "tem por finalidade distinguir as individualidades que, através das suas obras ou das suas actividades, mais tenham contribuído para o progresso, dignificação e prestígio das Artes, das Letras e das Ciências do Porto".

Texto: Tiago Artilheiro      |      Fotografia: Direitos Reservados