FLUL Alumni pelo mundo - Guadalajara, México

A alumna Keyla Sofía Baptista Bastos aceitou o desafio e carimbou o nosso passaporte em Guadalajara, México! Ela conta-nos o seu dia profissional, depois de se ter licenciado em Estudos Europeus na FLUL.

pelo mundo testemunhos2

Keyla Sofía Baptista Bastos | Licenciatura em Estudos Europeus | Ano: 2009

"A licenciatura em Estudos Europeus que fiz na FLUL, e que acabei em 2009, levou-me ao México. É aqui que vivo e trabalho actualmente, com passagens pela Câmara de Comércio Luso-Colombiana e pela HP – Hewlett Packard.keyla 1

Actualmente trabalho como chefe de vinculação do CUCS – Centro Universitario de Ciencias de la Salud de la Universidad de Guadalajara. Aqui sou responsável, entre outros, por apoiar investigadores e alunos nos seus projectos, asssim como pelo apoio na transferência de tecnologia de produtos e processos tecnológicos criados no centro educativo para o sector privado.

A outro nível, estou também inserida na equipa que organiza eventos que promovem o empreendedorismo dentro da Universidade de Guadalajara, dos quais as jornadas “EmpreenCUCS” e as sessões informativas do “Programa EPICENTRO” são o melhor exemplo.

Por tudo isto, o meu dia de trabalho é intenso e muito diversificado, sendo realizado um pouco por todo o campus do CUCS. Entro às 9 da manhã e saio pelas 16 horas. Período de trabalho em que, muitas vezes, as reuniões com os diferentes departamentos do CUCS me ocupam grande parte do dia.

keyla 3Neste momento estou a elaborar o catálogo dos serviços e produtos que o CUCS oferece, pelo que visito os diferentes institutos do Centro Universitário para perceber as suas funções.

Durante o dia profissional dedico-me, igualmente, a várias actividades relacionadas com a comunidade de empreendedores CUCS, dando-lhes apoio na realização dos seus projectos empresariais.

É ainda comum acompanhar alguns médicos, enfermeiros e dentistas a escolas e bairros sociais, locais onde realizamos limpezas dentárias e consultas médicas gerais.

Uma vida profissional que acontece depois de ter ingressado na FLUL: uma experiência fabulosa! Curiosamente, a minha entrada na FLUL foi mero acaso.

Quando fiz as candidaturas ao ensino superior, não coloquei as universidades consoante a ordem de preferência. Nessa altura queria entrar na Universidade do Porto, mas coloquei a FLUL como primeira opção. Lembro-me que ainda tentei trocar, mas já era muito tarde. Na altura foi-me dito para não me preocupar porque a entrada na Universidade de Lisboa era muito difícil, e talvez ficasse só na segunda opção (que era a do Porto). Isso não aconteceu, mas eu estou tão agradecida de me ter enganado: a Universidade de Lisboa é a melhor universidade do mundo e as minhas lembranças na mesma são inesquecíveis!"

Se nos quiser contar a sua experiência profissional lá fora, envie um email para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .