Alumni da Faculdade de Letras assumem direcção de museus nacionais

Os alumni da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) Alexandre Pais, Nuno Costa Moura e Aida Rechena acabam de ser anunciados como Directores do Museu Nacional do Azulejo, do Museu Naconal do Teatro e da Dança e do Museu Nacional de Resistência e Liberdade, respectivamente.

aida rechena

Alexandre Pais, que se licenciou em História, variante de História de Arte, pela FLUL em 1989, tem mais de vinte anos anos de experiência no Museu Nacional do Azulejo, onde agora assume a Direcção, findo o procedimento concursal para o lugar. É ainda mestre em História da Arte (1999), e doutor em Artes Decorativas (2012) pela Escola de Artes do Porto da Universidade Católica Portuguesa.

Nuno Costa Moura é mestre em Estudos de Teatro pela FLUL, curso que concluiu em 2008. Antigo Director da Direcção de Serviços de Apoio às Artes, entre 2015 e 2021, é agora anunciado como Director do Museu Nacional do Teatro e da Dança.

Aida Rechena, licenciada em História pela FLUL em 1985, é museóloga no Museu Nacional da Resistência e Liberdade desde Março de 2019. Antiga Directora do Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado e da Casa-Museu Anastácio Gonçalves (2016-2017), do Museu Francisco Tavares Proença Júnior em Castelo Branco (2005-2016) e do Museu da Guarda (2012-2015), é agora anunciada como Directora do Museu Nacional da Resistência e Liberdade.

Os novos directores dos museus nacionais foram anunciados pela Direcção-Geral do Património Cultural, e entram em funções a 1 de Agosto de 2021.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Alumni e Mecenato)

Fotografia: Direitos Reservados