Alumnae da FLUL escrevem livro sobre igualdade de género

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, que se licenciaram pela FLUL em Filosofia em 1974, acabam de lançar o livro O longo caminho para a igualdade-mulheres e homens no século XXI.

ia

As alumnae aceitaram a proposta da Imprensa Nacional e do iGen - Fórum de Organizações para a Igualdade, para desenvolverem uma obra sobre o tema igualdade de direitos e oportunidades, escolhendo como protagonista uma rapariga que quer ir para a Força Aérea.

Obra dirigida ao público adolescente, O longo caminho para a igualdade-mulheres e homens no século XXI tem duas partes: uma história de ficção e um conjunto de dados e informações reais.

Durante a apresentação da obra, que decorreu online, Isabel Alçada referiu que é importante que as pessoas se coloquem na pele de personagens e percebam a questão de forma concreta. Ana Maria Magalhães sublinhou que o preconceito que existe em relação ao tema igualdade de género está também relacionado com a História, e não irá desaparecer tão cedo.

As autoras procuraram a isenção durante o processo de produção da obra, não querendo “doutrinar, mas sim esclarecer”, explicou Isabel Alçada, constatando que "ainda não há igualdade de género".

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Alumni e Mecenato)

Fotografia: Direitos Reservados