Alumna da FLUL nomeada consultora da Casa Civil da Presidência da República

Djaimilia Pereira de Almeida, escritora e alumna do curso de Mestrado e de Doutoramento em Teoria da Literatura da FLUL, foi nomeada pelo Presidente da República como consultora da Casa Civil para os temas da Integração e Inclusão Social.

dpa

Serviço de consulta, de análise e de informação, a Casa Civil presta ainda apoio técnico ao Presidente da República.

A estreia literária da alumna aconteceu em 2015 com Esse cabelo, romance que valeu a Djaimilia Perereia de Almeida o "Prémio Novos 2016 – Literatura" e um lugar de finalista no "Prémio Literário Casino da Póvoa" 2018.

Em 2013 foi uma das vencedoras do "Prémio de Ensaísmo serrote", atribuído pela Revista serrote (Instituto Moreira Salles, Brasil).

A alumna foi ainda uma das fundadoras da revista Forma de Vida, revista do Programa em Teoria da Literatura da Universidade de Lisboa. Pode ler um dos textos de Djaimilia Pereira de Almeida na revista Forma de Vida aqui.

Em Março de 2019, Djaimilia Pereira de Almeida venceu o "Prémio Literário Fundação Inês de Castro" 2018, com o romance Luanda, Lisboa, Paraíso. Com o mesmo romance foi galardoada com o “Oceanos – Prémio de Literatura em Língua Portuguesa de 2019”. Em 2020, a antiga aluna foi de novo candidata ao "Prémio Oceanos".

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Alumni e Mecenato) 

Fotografia: Direitos Reservados