Ginásio da Criatividade: projecto de alumna da FLUL ajuda pais e crianças durante o confinamento

Em 2020, com a pandemia da COVID-19 a trazer alterações ao ensino e aprendizagem das crianças, muitos foram os desafios que se colocaram aos alunos, pais e professores. Novidade para todos, o confinamento levou a antiga aluna da FLUL Joana Maria Ramos, licenciada em Estudos Artísticos em 2013, a criar um ginásio onde o exercício é criativo.

Chama-se Ginásio da Criatividade, existe apenas online, e está inserido dentro da Arca das Artes, que promove o trabalho artístico em áreas como música, dança, teatro e artes plásticas. “Sempre tivemos como preocupação ajudar as famílias, ou seja, fazer-lhes propostas lúdicas e pedagógicas, que não só entretivessem os mais novos, mas envolvessem todos (pais, mães, filhos, irmãos, avós...) num momento semanal de partilha”, explica Joana Maria Ramos em entrevista à FLUL.

O Ginásio da Criatividade é uma iniciativa para adultos, que tem como objectivo “exercitar o potencial criativo de cada um, de modo semanal (ao sábado de manhã), mas sem obrigatoriedade ou compromisso; demos-lhe este nome tendo como base a ideia de um ginásio: cada um faz o treino com a frequência que bem entender”, conta a alumna. O Ginásio permite que os participantes se envolvam em mini desafios criativos, que incluem jogos ou enigmas, onde a criatividade de cada um é posta à prova, e possível de trabalhar, depois, com filhos, familiares ou amigos.

Professora de artes, Joana Maria Ramos trabalha também online a criatividade dos mais pequenos, no projecto Quem Conta um Conto. A antiga aluna acentua que “como costumo trabalhar muito com livros de literatura infantil, quer nas aulas de teatro que lecciono no meu dia-a-dia, quer em projetos como contadora de histórias, que me levou a fundar o Contariar -, ocorreu-me logo a ideia de fazer actividades em torno de um livro que servisse de mote para cada sessão”. Aqui, pais e filhos “ouvem uma história seleccionada, seguida de actividade: numa semana a actividade explora a expressão plástica, noutra a expressão dramática, noutra ainda a expressão escrita e, por fim, a expressão numérica”.

Com franca adesão do público e inscrições abertas, Joana Maria Ramos sublinha que “há muito interesse nestas iniciativas e o online é, em si próprio, um desafio de criatividade para quem trabalha com os outros”.

Em 2020, a alumna foi uma das docentes convidadas para a iniciativa #EstudoEmCasa, do Ministério da Educação, leccionando pela televisão a disciplina de Educação Artística, como na altura explicou em entrevista à FLUL. Em Setembro do ano passado, Joana Maria Ramos foi uma das alumnae convidadas para participar na sessão de boas-vindas aos novos alunos da FLUL.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Alumni e Mecenato)

Fotografia: Direitos Reservados