Novo Comandante Nacional de Emergência e Protecção Civil é alumnus da FLUL

O antigo aluno da FLUL André Filipe Gomes Ramos Macedo Fernandes acaba de ser nomeado Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil do Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

andre

Designado para o cargo pelo Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, sob proposta do Presidente da ANEPC, José Manuel Duarte da Costa, o alumnus é formado em Geografia pela FLUL.

No despacho de nomeação publicado em Diário da República pode ler-se que André Macedo Fernandes é, desde Novembro de 2019 e até à presente data, 2.º Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil da ANEPC. O alumnus começou a carreira como colaborador do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, onde esteve até 2005. Entre 2005 e 2008 desempenhou as funções de técnico superior na Sociedade Parques de Sintra Monte da Lua. Em 2008 integra a Autoridade Nacional de Proteção Civil, onde se mantém até hoje.

De acordo com o mesmo despacho, André Macedo Fernandes é perito certificado no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil. Fez ainda, entre outros, o Curso de Gestão Civil de Crises, no Instituto de Defesa Nacional, e o Curso de Segurança e Comportamento do Incêndio Florestal, na Escola Nacional de Bombeiros (ENB).

O Comando Nacional da ANEPC tem como missão planear, coordenar e executar a emergência e protecção civil, nomeadamente, prevendo e respondendo a acidentes graves e catástrofes, coordenando a protecção e socorro de populações.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Alumni e Mecenato)

Fotografia: Direitos Reservados