Jaime Gama distinguido com Prémio FLUL Alumni 2020

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) vai distinguir Jaime Gama com o Prémio Alumni 2020, que reconhece a carreira de um diplomado pela FLUL. 

jaimegama ln

Jaime Gama é licenciado em Filosofia pela FLUL e ocupou várias pastas ministeriais em diversos Governos (Administração Interna, Defesa Nacional e Negócios Estrangeiros). Foi Deputado de 1975 a 2011 e exerceu as funções de Presidente da Assembleia da República, sendo, por inerência, membro do Conselho de Estado.

Doutor Honoris Causa pela Universidade dos Açores, Jaime Gama é actualmente Presidente do Conselho de Administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos e membro do Conselho Geral da Universidade de Lisboa. Possui diversas condecorações nacionais e estrangeiras, sendo Chanceler das Antigas Ordens Militares Portuguesas.

Miguel Tamen, Director da FLUL, justifica a escolha de Jaime Gama como premiado por se tratar de “um defensor vigoroso da sociedade civil, e um antigo aluno de quem muito nos orgulhamos. O grande teste para a relevância de uma escola de humanidades como a nossa são as vidas notáveis e independentes que aqueles que por ela passaram vieram a ter”.

Os candidatos ao Prémio Alumni foram propostos por alunos, antigos alunos, docentes e funcionários da FLUL, sendo o único critério de elegibilidade serem diplomados pela instituição.

O júri da edição 2020 do Prémio foi constituído por Miguel Tamen, Director da FLUL, Adelaide Meira Serras, Coordenadora Científica do Programa FLUL Alumni, Arnaldo Espírito Santo, Professor Emérito da FLUL, Ivo Castro, Professor Emérito da FLUL, e Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa, distinguida em 2019 com o Prémio FLUL Alumni.

O Prémio, que será entregue em data a anunciar, foi notícia em vários órgãos de comunicação social, como jornal Observador, SIC, rádios TSF e Renascença, entre outros. Veja o clipping completo aqui.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Alumni e Mecenato)    

Fotografia: Gentilmente cedida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos/ Direitos Reservados