Alumna Ana Bacalhau nomeada para os Prémios Play da Música Portuguesa

A antiga aluna e cantora Ana Bacalhau, que se formou em Línguas e Literaturas Modernas pela FLUL, está nomeada para Melhor Artista Feminina nos Prémios Play da Música Portuguesa.

ana bacalhauOs Play são uma iniciativa da associação PassMúsica, que representa artistas, bandas e editoras discográficas, em parceria com a RTP e a Vodafone, e pretende premiar a melhor música portuguesa.

Melhor Grupo, Melhor Álbum, Melhor Artista Masculino, Melhor Artista Feminino, Melhor Álbum Fado, Melhor Álbum Música Clássica / Erudita, Melhor Álbum Jazz, Melhor Videoclipe, Melhor Grupo, Prémio de Crítica e Prémio Carreira, estão entre as categorias a serem distinguidas pelos Prémios Play.

Ana Bacalhau fez parte da banda Lupanar, do trio de jazz Tricotismo e dos Deolinda. Em 2018 lançou o seu primeiro álbum a solo, intitulado Nome Próprio.

A alunna contou, em testemunho à FLUL, que “o curso que tirei na FLUL preparou-me não só para dar aulas [foi professora de inglês], mas também como pessoa, formou-me como ser humano, como cidadã, ajudou-me a criar o meu próprio pensamento, o pensamento crítico. Com um saber que está aberto ao mundo, eu consegui adaptar-me, mesmo a trabalhar em áreas que não eram a minha área", disse. Na Faculdade fez ainda parte do Núcleo de Rádio e de Os Fazedores de Letras.

A entrega dos Prémios Play estava prevista para dia 25 de Março, mas devido à pandemia do vírus COVID-19 o evento encontra-se adiado.

Texto: Tiago Artilheiro  (FLUL-DREI, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)

Fotografia: Direitos Reservados