Antigo aluno da FLUL é o criador do 1.º Festival Internacional de Literatura e de Língua Portuguesa

A primeira edição do Festival Internacional de Literatura e de Língua Portuguesa — Lisboa Cinco L, que irá decorrer entre 5 e 10 de Maio, será programada e coordenada pelo alumnus José Pinho, também criador do Festival Literário Folio.

jose pinho

José Pinho frequentou o Curso de Especialização em Técnicas Editoriais na FLUL.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) revela que José Pinho foi o autor da proposta escolhida pela autarquia “no âmbito do concurso público realizado para a Direcção Artística do Festival Lisboa Cinco L” e que a ele “caberá a programação e a coordenação geral deste evento de dimensão internacional, que visa celebrar a Língua, os Livros, a Literatura, as Leituras e as Livrarias em Lisboa”.

Na mesma nota, a CML anuncia que a primeira edição acontece já este ano, entre 5 e 10 de Maio, sendo que “o primeiro dia coincide com a data escolhida pela UNESCO para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que este ano se celebra pela primeira vez”.

A programação do festival, adianta a autarquia de Lisboa, “abrangerá diversas expressões artísticas, e vai distribuir-se por diferentes espaços da cidade, desde bibliotecas e teatros municipais a cinemas, livrarias e cafés, entre outros”.

José Pinho é também o criador, director, curador e coordenador dos festivais literários Folio — Festival Literário Internacional de Óbidos e Latitudes: Viagens e Viajantes”. Foi, também, co-fundador da Ler Devagar, projecto que teve início no Bairro Alto e que, durante os últimos 20 anos, passou por seis espaços na cidade de Lisboa, sendo o último a LX Factory.

Texto: Tiago Artilheiro  (FLUL-DREI, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)

Fotografia: Direitos Reservados