Antigo aluno da FLUL vai ser embaixador da UE no Reino Unido após o Brexit

João Vale de Almeida, que se licenciou em História pela FLUL, foi escolhido por Josep Borrell, chefe da diplomacia da União Europeia, para liderar a futura delegação comunitária junto do Reino Unido após o Brexit.

jva

João Vale de Almeida já desempenhou diversos cargos de topo, tendo sido porta-voz da Comissão Europeia e director-geral antes de se tornar chefe de gabinete e principal conselheiro de José Manuel Durão Barroso, durante o seu primeiro mandato como presidente da Comissão Europeia (2004-2009).

Com mais de três décadas de experiência em cargos europeus, Vale de Almeida tornou-se de seguida embaixador da União Europeia nos Estados Unidos (2010-2014), à frente da primeira delegação europeia em Washington. Foi ainda jornalista do Diário de Notícias.

A delegação da UE no Reino Unido ficará sob a tutela do Serviço Europeu de Acção Externa, o corpo diplomático da União liderado pelo Alto Representante Josep Borrell, que é também vice-presidente da Comissão Europeia liderada por Ursula Von der Leyen, e começará então a operar numa altura em que os 27 e Londres vão negociar a relação futura pós-Brexit.

Texto: Tiago Artilheiro  (FLUL-DREI, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)
Fotografia:
Direitos Reservados