Entrega do primeiro Prémio FLUL Alumni marcou o 3.º Encontro de Antigos Alunos da FLUL

Pelo terceiro ano consecutivo, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa recebeu na passada sexta-feira, 6 de Dezembro, o Encontro de Antigos Alunos da FLUL, evento no qual foi também entregue o Prémio FLUL Alumni 2019.

Com muitas gerações de alumni presentes no Encontro, foram dezenas os participantes que confirmaram mais uma vez a sua presença. Na edição deste ano foram mais de 150 os antigos alunos que não quiseram faltar, sendo o retrato expressivo: o curso mais representando voltou a ser Línguas e Literaturas Modernas (mais de 70 diplomados presentes); o ano de graduação com mais representação foi 2002/2003; nove alumni vieram propositadamente do estrangeiro para participar neste 3.º Encontro, sendo que cinco deles já tinham estado presentes nos dois anteriores. Há ainda outra curiosidade: dois antigos alunos que se formaram em Filologia Germânica no ano de 1973 foram os alumni há mais tempo diplomados que participaram no Encontro.

Este ano, o Encontro começou com a apresentação das duas novas obras que vão decorar a Sala D. Pedro V, localizada na Direcção da FLUL. Emprestados à Faculdade no âmbito de um protocolo celebrado com a Galeria 111, os dois quadros de António Palolo “mostram a generosidade da Galeria”, explicou o Director da FLUL, Miguel Tamen, depois de agradecer a presença dos alumni no Encontro. “Estes quadros foram pintados há quase 50 anos, mas poderiam ter sido pintados há 50 dias. António Palolo foi um dos pintores mais importantes da segunda metade do século XX e tinha uma série de ligações à Faculdade, por ter grandes amigos nesta casa, alunos e professores”, sublinhou Miguel Tamen.

Veja a galeria completa do Encontro AQUI »

Prémio FLUL Alumni 2019: "o primeiro de muitos"

Terminada a apresentação das obras, o Encontro continuou com um jantar servido no átrio principal da Faculdade, que começou com a mensagem de boas-vindas aos alumni pela Professora Adelaide Meira Serras, coordenadora científica do Programa Alumni, agora inserido no Núcleo de Alumni e Mecenato da Divisão de Relações Externas e Internacionais da FLUL.

Com o jantar já a decorrer, foi entregue pela primeira vez o Prémio FLUL Alumni 2019 a Isabel Capeloa Gil. Reitora da Universidade Católica Portuguesa e Presidente da Federação Internacional de Universidades Católicas, é Professora Catedrática de Estudos de Cultura, Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e Mestre em Estudos Alemães pela FLUL.

No momento da homenagem, Miguel Tamen lembrou o trabalho difícil do júri que analisou “montanhas de candidaturas”, sendo este o “primeiro de muitos prémios que queremos entregar”. Destacando que “a galardoada deste ano fez a sua vida pessoal, intelectual e académica sem precisar da FLUL”, o Director da Faculdade não deixou de acentuar “o seu trajeto e notabilidade académica”.

Isabel Capeloa Gil, depois de agradecer o Prémio, recordou o momento em que soube da decisão: “quanto o Professor Miguel Tamen me ligou a informar que tinha seleccionada fiquei sem palavras. Perante o panteão de alumni da FLUL, sinto-me verdadeiramente honrada”.

A alumna, que chegou à Faculdade com 18 anos, contou que a FLUL “é a minha Biblioteca de Babel, um local de busca permanente e por isso também desorientador; ainda hoje eu diria que estou à procura da saída”.

Neste regresso à Alma Mater, Isabel Capeloa Gil sublinhou que “nesta casa tive professores extraordinários, figuras singulares e encontrei colegas e amigos para a vida. (…) As escolhas que fiz na minha carreira foram também inspiradas por algo que aprendi nesta casa, que foi ousar pensar, respeitar a diferença, arriscar. Comecei a criar uma mente inquieta na Faculdade de Letras”.

Entregue o Prémio e cortado o bolo Alumni, coube este ano ao cantor JP Simões, alumnus do curso de Mestrado em Teoria da Literatura, encerrar o 3.º Encontro de Antigos Alunos da FLUL. Foi ao som de várias músicas da sua autoria que os alumni se despediram, já perto da uma da manhã, com a promessa de voltarem no próximo Encontro.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL- DREI, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)

Fotografia: Luísa Santos  (FLUL- DREI, Divisão de Relações Externas e Internacionais)