Alumna Djaimilia Pereira de Almeida vence Prémio Oceanos

Djaimilia Pereira de Almeida, alumna do curso de Mestrado e de Doutoramento em Teoria da Literatura da FLUL, Oceanos – Prémio de Literatura em Língua Portuguesa de 2019, com o romance Luanda, Lisboa, Paraíso, publicado em 2018. O anúncio foi feito durante a manhã desta quinta-feira, em São Paulo.

djaimiliaAlém da alumna, estavam ainda nomeados para o mesmo prémio os alumni Victor Oliveira Mateus, Alice Vieira e Maria Teresa Horta. Na edição deste ano eram 54 nomeados ao “Oceanos - Prémio de Literatura em Língua Portuguesa”, organizado pelo Instituto Itaú Cultural, no Brasil. Alice Vieira estava nomeada com o livro Olha-me Como Quem Chove, Maria Teresa Horta com Estranhezas e Victor Oliveira Mateus com a obra poética Aquilo que Não Tem Nome.

Na edição deste ano, além do prémio principal no valor de 120 mil reais (cerca de 27 mil euros) foram entregues um segundo e um terceiro prémios, respectivamente de 80 mil reais (18 mil euros) e 50 mil reais (cerca de 11.200 euros).

No prémio Oceanos as obras de ficção narrativa (romance ou conto), poesia, teatro e crónica competem a par.

A esta edição de 2019 concorreram quase 1500 obras de múltiplos géneros, candidatadas por 314 editoras de dez países.

Em 2017 tinham sido três os alumni da FLUL nomeados para o mesmo prémio, que foi ganho pela antiga aluna Ana Teresa Pereira com o romance Karen.

Conheça aqui os 54 nomeados da edição desde ano.

Texto: Tiago Artilheiro  (FLUL-DREI, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)    |      Fotografia: Direitos Reservados