Alumna Maria do Céu Guerra distinguida com o Prémio Mérito e Excelência

A actriz Maria do Céu Guerra, antiga aluna da FLUL, recebeu esta noite o Prémio Mérito e Excelência, troféu máximo atribuído pela organização da XXIV edição dos Globos de Ouro, e entregue pelo Presidente do Conselho de Administração do Grupo Impresa, Francisco Pinto Balsemão.

mcg9

Fundadora da companhia de teatro A Barraca, Maria do Céu Guerra de Oliveira e Silva nasceu em Lisboa, a 26 de Maio de 1943, frequentou a licenciatura em Filologia Românica na FLUL, período em que começou a interessar-se pelo teatro e fez parte do grupo fundador da Casa da Comédia.

No início deste ano foi distinguida com o Prémio Vasco Graça Moura - Cidadania Cultural. O Prémio, promovido pela Estoril Sol, com o valor pecuniário de 20.000 euros, distinguiu a actriz que, aos 75 anos, "desenvolveu, ao longo de mais de cinco décadas, uma carreira ímpar ligada às artes", esclareceu a promotora do Prémio em comunicado.

Já em Julho deste ano, a alumna foi reconhecida como melhor Actriz Europa pelo Festival Internacional de Teatro – Actor of Europe. O júri sublinhou que Maria do Céu Guerra, “aos 75 anos, é uma das mais extraordinárias actrizes do teatro português e a alma da companhia teatral independente A Barraca”.

A XXIV Gala dos Globos de Ouro distinguiu, também, outro antigo aluno da FLUL - Luís Miguel Cintra - que interpretou a personagem professor Serebriakov na peça Tio Vânia, vencedora do Globo de Ouro para melhor peça / espectáculo na categoria teatro.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)

Fotografia: Direitos Reservados