Empresa de antigo aluno da FLUL capta 60 milhões de dólares de investimento

A empresa Unbabel, fundada pelo alumnus Vasco Pedro, licenciado pela FLUL em Engenharia da Linguagem e do Conhecimento em 1999, acaba de captar um investimento total de 60 milhões de dólares para acelerar a expansão mundial e inteligência artificial.

unbabel founders 1 770x433 acf cropped

Vasco Pedro é empresário, fundador e Director Executivo da startup Unbabel, empresa portuguesa que alia a inteligência artificial com pós-edição humana à tradução automática, uma tecnologia única no mundo.

O fundo Point72 Ventures lidera o último investimento que agora é realizado na startup portuguesa, no valor de 60 milhões de dólares (cerca de 54 milhões de euros). A visão da Unbabel, fornecendo traduções de nível empresarial apenas com o clique num botão, em conjunto com a tecnologia de tradução única utilizada pela empresa, estão entre os motivos que captaram a atenção dos investidores.

Este investimento surge depois de, em Janeiro de 2018, a empresa ter angariado 23 milhões de euros de alguns dos investidores de topo mundiais, ano em que cresceu 1200%. Até ao momento, a Unbabel já angariou um total de 91 milhões de dólares em investimento.

Microsoft, Booking, Facebook e easyjet são algumas das empresas que integram a carteira de clientes da Unbabel. Alargar a presença nos Estados Unidos, Europa e Ásia, estão entre os objectivos da empresa a curto prazo.

Nos EUA, a Unbabel reforçou, recentemente, a presença no país com a inauguração do terceiro escritório, exclusivamente dedicado à inteligência artificial, perto da Universidade Carnegie Mellon.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)

Fotografia: Direitos Reservados