Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho entregue ao alumnus Gastão Cruz

O recém-criado "Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho", da Associação Portuguesa de Escritores (APE), foi esta quinta-feira atribuído ao livro Existência, de Gastão Cruz, publicado em 2017.

gastao cruzGastão Cruz, poeta, completou a licenciatura em Filologia Germânica na década de 60.

O prémio, que tem uma dotação monetária de 12.500 euros e é patrocinado pela Câmara Municipal de Loures, distingue o mais recente título da vasta bibliografia poética de Gastão Cruz, que publicou o primeiro livro em 1961, intitulado A Morte Percutiva.

O alumnus colaborou com a Poesia 61, título que reuniu Casimiro de Brito, Luiza Neto Jorge, Maria Teresa Horta e Fiama Hasse Pais Brandão (com quem foi casado), e foi um dos organizadores da Antologia de Poesia Universitária (1964). Ainda na Faculdade, Gastão Cruz participou nas greves académicas de 1962. De 1980 a 1986 foi leitor de português no King’s College, na Universidade de Londres.

Em Agosto de 2018, Gastão Cruz foi distinguido com a Medalha de Mérito Cultural pelo Governo português.

Texto: Tiago Artilheiro  (FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)    |      Fotografia: Direitos Reservados