Alumnus Nuno Júdice vence Prémio Literário Francisco de Sá de Miranda

O poeta Nuno Júdice, que se licenciou em Filologia Românica na FLUL nos inícios da década de 70, é o vencedor da primeira edição do Prémio Literário Francisco de Sá de Miranda, instituído pela Câmara de Amares.

nuno judiceO alumnus venceu o prémio com o livro O Mito de Europa. O prémio, atribuído de dois em dois anos, contempla a modalidade de poesia e destina-se a autores de língua portuguesa, sendo admitidas a concurso obras editadas em livro e cuja primeira edição tenha ocorrido durante os dois anos civis anteriores àquele a que se refere o concurso.

Com um valor de 7.500 euros, o Prémio será entregue a 26 de Outubro, na Casa da Tapada, na freguesia de Fiscal, onde Sá de Miranda nasceu.

O júri do concurso, que avaliou um total de 167 obras, foi composto por Sérgio Guimarães de Sousa, professor do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, e por Otília Pires Martins, professora associada com agregação do Departamento de Línguas e Cultura da Universidade de Aveiro.

Integrou ainda o júri o vice-presidente e vereador da Cultura da Câmara de Amares, Isidro Araújo.

O poeta Nuno Júdice soma já perto de 40 de livros de poesia editados. Em Janeiro de 2018 lançou A Pura Inscrição do Amor, editado pela D. Quixote. No campo da ficção tem, igualmente, uma vasta obra editada, tendo publicado em 2016 A Conspiração Cellamare.

Em 2017 Nuno Júdice tinha ganho o Prémio 'Internacional Camaiore' em Itália com o livro de poemas Fórmulas de uma Luz Inexplicável.

No ano passado, o alumnus ganhou o 'Prémio Rosalía de Castro' do PEN Galiza, que distingue escritores relevantes de língua castelhana, catalã, basca e portuguesa.

O antigo aluno recebeu o 'Prémio PEN Clube' em 1985, o 'Prémio Dom Dinis' em 1990, o 'Prémio da Associação Portuguesa de Escritores' em 1995 e o 'Prémio Fernando Namora' em 2004.

Nuno Júdice está traduzido em Espanha, Itália, Reino Unido e França, entre outros países.

Conheça a biografia de Nuno Júdice.

Texto: Tiago Artilheiro  (FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)    |      Fotografia: Direitos Reservados