Maria do Céu Guerra reconhecida como melhor actriz de teatro da Europa

A actriz Maria do Céu Guerra, alumna do curso de licenciatura em Filologia Românica da FLUL, foi reconhecida como melhor Actriz Europa pelo Festival Internacional de Teatro – Actor of Europe.

mcgO júri sublinha que Maria do Céu Guerra, “aos 75 anos, é uma das mais extraordinárias actrizes do teatro português e a alma da companhia teatral independente A Barraca.

O prémio de honra “Actress of Europe” é atribuído desde 2003 por um comité para reconhecer o percurso artístico de uma personalidade do teatro e o contributo criativo para a memória colectiva da civilização europeia, lê-se na página oficial do festival.

Esta quinta-feira, a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, felicitou a actriz e encenadora, “não só pelo seu percurso artístico mas também pelos valores humanistas da sua intervenção pública”, sublinhando que “os gestos, o rosto e a voz de Maria do Céu Guerra têm acompanhado ao longo de décadas de carreira o público português, seja no teatro, no cinema ou na televisão”.

Fundadora da companhia de teatro A Barraca, Maria do Céu Guerra de Oliveira e Silva nasceu em Lisboa, a 26 de Maio de 1943, frequentou a licenciatura em Filologia Românica na FLUL, período em que começou a interessar-se pelo teatro e fez parte do grupo fundador da Casa da Comédia.

A actriz receberá o prémio no sábado, na abertura daquele festival, que decorrerá no Lago de Prespa, nos Balcãs, na fronteira entre a Macedónia, a Albânia e a Grécia.

Conheça a biografia de Maria do Céu Guerra.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)

Fotografia: Direitos Reservados