Prémio FLUL Alumni vai distinguir antigo aluno com o contributo de toda a comunidade académica

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa vai distinguir este ano, pela primeira vez, um diplomado pela FLUL com o Prémio FLUL Alumni.

02Com o objectivo de reconhecer a carreira de um alumnus, “este prémio ajuda a lembrar pessoas que foram nossos alunos, mas a lembrá-las por aquilo que elas fizeram depois de sair da Faculdade de Letras”, explica o Director da FLUL, Professor Miguel Tamen. “Não é um prémio para bons alunos: é um prémio para vidas interessantes e notáveis”, refere.

Ao longo de várias gerações, muitos foram os alumni que fizeram a sua formação na FLUL, sendo cada um deles um possível candidato ao Prémio, que não será entregue a título póstumo nem aceita auto-candidaturas.

O prémio surge, também, pelo orgulho que a Faculdade tem nos seus antigos alunos. “A história de uma universidade mede-se pelo modo como consegue lidar com o seu passado. A Faculdade não é naturalmente responsável pelas vidas dos seus alumni e muito menos pelos seus méritos, mas gosta de pensar que muitas das coisas que depois fizeram tiveram alguma coisa a ver com a educação que aqui tiveram”, acentua o Director da FLUL.

al2Os candidatos ao Prémio FLUL Alumni podem ser propostos por alunos, antigos alunos, docentes e funcionários da FLUL, sendo que cada proponente só poderá indicar um candidato através de nomeação, disponível aqui.

“Como o prémio alumni é um prémio de memória, requer de todos nós um esforço de memória: quem queremos ver reconhecido? Quem imaginamos que, tendo andado na Faculdade, teve e tem uma vida que merece ser lembrada?”, questiona o Professor Miguel Tamen, que destaca a importância do envolvimento de todos. “É crucial que toda a comunidade académica participe no processo de nomeações: ninguém tem o monopólio da memória, só o contributo de todos a pode assegurar”, conclui.

Depois de finalizado o período de candidaturas a 30 de Junho, as mesmas serão analisadas por um júri que irá apurar o vencedor, e que este ano é composto pelo Director da FLUL, pela Coordenadora Científica do Programa FLUL Alumni Professora Adelaide Meira Serras, pelos Professores Eméritos da FLUL Arnaldo Espírito Santo e Ivo Castro e pela Administradora da Fundação Calouste Gulbenkian e antiga aluna da FLUL Doutora Teresa Gouveia.

O Prémio FLUL Alumni será entregue anualmente em cerimónia pública, em data a anunciar.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)

Fotografia: FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas/ Direitos Reservados