Antiga aluna é uma das 28 artistas escolhidas para repensar o futuro da Europa

A alumna Ana Pessoa, que se formou em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses e Alemães) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), foi a portuguesa seleccionada para integrar o grupo de 28 mulheres que vai repensar o futuro da Europa num projecto global internacional.

ana pessoaEste grupo é integrado por escritoras, artistas e cientistas, de todos os Estados-membros da União Europeia e vai contribuir para a releitura do futuro da Europa através dos seus contos e ensaios. A antologia final Europa28: Visões para o Futuro será apresentada no Hay Festival Europa28, a ter lugar em Março de 2020 na Croácia.

A escritora francesa Leïla Slimani, a empresária inglesa Hilary Cottam, a activista dinamarquesa Janne Teller, entre outras, fazem também parte deste grupo de 28.

Ana Pessoa nasceu em Lisboa em 1982 e começou a escrever histórias aos 10 anos. Com 22 anos fez um estágio de seis meses na Alemanha e, actualmente, vive em Bruxelas onde trabalha como tradutora. Tem contos publicados em várias colectâneas e textos premiados em Portugal (incluindo Jovens Criadores'10, Aveiro Jovem Criador 2010 e Jovens Criadores'12). Internacionalmente, a alumna foi, também, distinguida no Concurso Internacional de Contos Um mar de palavras 2010, em Espanha, e no Concurso Internacional de Teatro Castello di Duino 2011, em Itália.

O seu primeiro livro, O caderno vermelho da rapariga Karateca, venceu o Prémio Branquinho da Fonseca 2011, na modalidade Juvenil. Eu sou, eu sei é a sua última obra, publicada já este ano.

A alumna integra a selecção Aarhus39, composta por 39 escritores europeus de literatura infanto-juvenil, com menos de 40 anos, considerados mais promissores e relevantes.

Em Outubro do ano passado venceu o Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2018, com o original Aqui é um bom lugar. É autora do blogue Belgavista.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)

Fotografia: Direitos Reservados