Alumnae da FLUL participam na criação do primeiro clube português de subscrição de livros infantis

As escritoras e antigas alunas da FLUL Isabel Alçada, Ana Maria Magalhães e Alice Vieira integram o grupo de curadores que selecciona os livros que integram o novo clube de leitura por subscrição para crianças e jovens até aos 13 anos.

iamO novo Clube de LeYtura, promovido pelo grupo editorial Leya, é apresentado hoje na Feira do Livro, tendo como objectivo incentivar a leitura em família e promover a construção de uma biblioteca familiar em casa.

Todos aqueles que se inscreverem no clube passarão a receber mensalmente, por correio electrónico, sugestões de livros para crianças entre os zero e os 13 anos, duas sugestões por faixa etária. Caso as propostas de leitura sejam aceites, e mediante o pagamento de 9,90 euros, as crianças e jovens recebem os livros em casa por correio (para já, só disponível em Portugal continental). Se as crianças ou pais tiverem preferência por outros livros, vão poder solicitá-los até ao dia 25 do mês anterior, sem obrigatoriedade de serem obras editadas pelo grupo Leya.

imagemOs primeiros dez livros que integram a selecção são: Pinguim, de Polly Dunbar, e Parabéns, da DK (0-3 anos); A Menina Que Sorria a Dormir, Isabel Zambujal, e Adivinha o Quanto eu Gosto de Ti… Todo o Ano, de Sam McBratney (4-5 anos), A Joaninha Vaidosa, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, e O Alfabeto dos Bichos, de José Jorge Letria (6-8 anos), Diário de Uma Totó – Volume 1, de Rachel Renée Russell, e O Principezinho, de Antoine de Saint-Éxupéry (9-10 anos), e, por fim, O Rapaz do Pijama às Riscas, de John Boyne, e As Gémeas no Colégio de Santa Clara, de Enid Blyton (11-13 anos).

Os livros serão entregues numa caixa de leitura, que irá trazer um brinde-surpresa associado aos livros seleccionados. Para breve estão previstos, também, encontros com os autores e curadores.

Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães são formadas em Filosofia pela FLUL, e Alice Vieira licenciou-se em Filologia Germânica na década de 1960.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)    

Fotografia: Direitos Reservados