Alumnus Joaquim Caetano assume direcção do Museu Nacional de Arte Antiga

O antigo aluno Joaquim Caetano, licenciado em História, variante de História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) foi escolhido para novo director do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA).

joaquimcaetanoJoaquim Caetano era, actualmente, conservador da colecção de pintura do MNAA, onde está desde 2010, e vai assumir o cargo de Director do Museu já no próximo mês, anunciou hoje o Ministério da Cultura em comunicado, cargo no qual sucede a António Filipe Pimentel.

O alumnus começou a trabalhar no MNAA em 1991, dentro do programa de inventário nacional dos bens culturais móveis. Entre 1997 e 1999 trabalhou na Biblioteca Nacional de Portugal. No ano seguinte, e até 2010, assumiu a Direcção do Museu de Évora, hoje Museu Nacional de Frei Manuel do Cenáculo.

Como professor, leccionou na Escola Superior de Artes Decorativas e foi assistente convidado na Universidade de Évora. É autor de dezenas de artigos e livros sobre história da arte portuguesa e europeia, sobretudo acerca da pintura do período moderno. Foi comissário de várias exposições em Portugal e em Espanha e conferencista em museus e universidades europeias e brasileiras.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)

Fotografia: Direitos Reservados