Alumna Gilda Nunes Barata entre os nomeados para o “Prémio Autores” 2019

Gilda Nunes Barata, antiga aluna do curso de Mestrado em Literatura Comparada da FLUL, está nomeada para o “Prémio Autores” 2019, na categoria de Melhor Livro Infanto-juvenil com o livro Irmã, Ouves o Azul Profundo do Mar? .

gildanunesCom ilustração de José Saraiva, prefácio do Maestro José Aquino e desenvolvida em colaboração com a Associação Portuguesa de Surdos, a obra pretende tratar a questão da surdez através da diferença entre as duas irmãs personagens da história, explorando os aspectos positivos que existem na vida quotidiana e no conhecimento do mundo. A obra vem, ainda, acompanhada de um texto onde o maestro José Aquino demonstra que através de gestos simples é possível pôr uma orquestra a tocar em perfeita sintonia.

A obra está publicada em português, espanhol, inglês e francês, tendo ainda suporte digital com a narração da história em língua gestual.

Gilda Barata é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e doutorada em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa. Jurista na Câmara Municipal de Lisboa durante uma dezena de anos, é autora de mais de vinte livros e publicações.

Quando o Rio e a Maré Confluem (1999) e Vertigem Velada (2000) na poesia, La Nuit Brouillant mes Rêves (2002) no argumento para teatro, Um lugar Encantado e A Semeadora de Estrelas na literatura infantil, são alguns dos livros que a autora já publicou.

A cerimónia de entrega do “Prémio Autores” 2019 tem lugar no Grande Auditório do CCB, dia 27 de Março de 2019, com transmissão em directo na RTP2 a partir das 22h15.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)

Fotografia: Direitos Reservados