Alumnus João de Melo distinguido com Medalha de Mérito Cultural

O antigo aluno e escritor João de Melo recebe hoje, dia 12 Março, a Medalha de Mérito Cultural entregue pelo Ministério da Cultura, pelo “inestimável trabalho” literário que tem contribuído para a promoção da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

joao de melo3Em comunicado, o Ministério da Cultura reconhece “o trabalho de uma vida dedicada à produção literária e à escrita, à melhor promoção do nosso país no estrangeiro, tanto da Língua como da identidade cultural portuguesa, ao longo de mais de cinquenta anos”.

Escritor açoriano, nascido em 1949 na Ilha de São Miguel, mudou-se para o continente aos 11 anos, após terminar o ensino primário.

Em 1976 entra na Faculdade de Letras, no curso de Filologia Românica, sendo monitor convidado na área da literatura portuguesa e francesa.

Autor de uma vasta obra, merecedora de distinções e traduzida em mais de 15 países, João de Melo desempenhou durante nove anos (2001-2010) o cargo de conselheiro cultural na Embaixada de Portugal em Madrid, Espanha.

A cerimónia de entrega da medalha terá lugar esta terça-feira às 15:30, na Sala D. João VI do Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

Conheça a biografia do alumnus aqui.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)

Fotografia da entrega da Medalha gentilmente cedida por Ângela Loura (alumna da FLUL) / Direitos Reservados