Alumnus Manuel Gusmão distinguido com Medalha de Mérito Cultural

O alumnus e poeta Manuel Gusmão, que se formou na FLUL em Filologia Românica na década de 1960, vai ser distinguido com a Medalha de Mérito Cultural, anunciou hoje o Ministério da Cultura.

manuelgusmao2

A Medalha de Mérito Cultural é entregue ao poeta como reconhecimento do Governo português pelo "inestimável trabalho de uma vida dedicada à produção literária e à poesia, difundindo amplamente, em Portugal e no estrangeiro, a Língua e a Cultura portuguesas, ao longo de mais de cinquenta anos", lê-se no comunicado de imprensa do Ministério da Cultura.

Na mesma nota pode ainda ler-se que, "como ensaísta, crítico e professor universitário, a obra de Manuel Gusmão associa o rigor académico à sensibilidade de poeta", destacando-se, também, os ensaios que "redigiu sobre duas figuras maiores da poesia portuguesa, Fernando Pessoa (ortónimo e heterónimos) e Carlos de Oliveira, contribuindo activamente para o debate público sobre a renovação do ensino da Literatura".

Manuel Gusmão estreou-se como poeta em 1990, com a publicação de Dois Sóis, A Rosa - A Arquitectura do Mundo.

Com 26 anos, em 1971, tornou-se professor na FLUL, onde desenvolveu o seu trabalho sobre Literatura Portuguesa, Literatura Francesa e Teoria da Literatura, elaborando ainda ensaios sobre poesia contemporânea. O seu percurso como professor foi sendo conjugado com outras funções no âmbito da sua actividade literária, entre as quais a fundação das revistas Ariane, publicada desde 1982 (do Grupo Universitário de Estudos de Literatura Francesa), e Dedalus, publicada desde 1991 (da Associação Portuguesa de Literatura Comparada), tornando-se ainda colaborador da revista Vértice a partir de 1988, sendo ainda hoje o coordenador editorial deste título.

Actualmente, publica regularmente crítica literária no suplemento Ípsilon do jornal Público.

A Medalha de Mérito Cultural é entregue 5 de Fevereiro, pelas 15 horas, na biblioteca do Palácio da Ajuda, em Lisboa.

Conheça a biografia de Manuel Gusmão aqui.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)

Fotografia: Direitos Reservados