FLUL entregou Cartas aos Alumni diplomados em 2017/2018

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) entregou, na passada sexta-feira 26 de Outubro, as Cartas de Excelência, de Licenciatura e de Mestrado aos alunos que terminaram a sua Licenciatura e Mestrado em 2017/ 2018.

A Cerimónia de Graduação, que decorreu no Anfiteatro I e contou com a presença de cerca de 250 pessoas, começou com a actuação do Coro de Câmara da Universidade de Lisboa.

A abertura da Cerimónia foi feita pelo Director da FLUL, Professor Doutor Miguel Tamen, que agradeceu a participação e a adesão à iniciativa dos finalistas do ano lectivo passado. Destacando que “na Faculdade procuramos dar uma educação liberal e que as Humanidades são inseparáveis desse tipo de educação”, o Director da FLUL acentuou, ainda, que “uma educação liberal é uma educação que não está subordinada a ideias prematuras de especialização e ideias de empregabilidade, mas sim à ideia de variedade e circulação por muitas áreas do saber”. Com uma plateia preenchida, em grande parte, por alunos que terminaram, há poucos meses, a Licenciatura e o Mestrado, o Director da FLUL frisou também que “o principal objectivo de uma educação em Humanidades é encorajar as pessoas a pensar pela própria cabeça”.

Seguidamente, a Coordenadora Científica do Programa FLUL Alumni, Professora Doutora Adelaide Meira Serras, referiu que “a aventura não acaba aqui e a prova está nos mestres cujo grau hoje também festejamos”. Destacando o empenho na procura de mais saber demonstrado pelos alumni, “contrariando os espartilhos temporais e curriculares de Bolonha”, a Coordenadora Científica do Programa FLUL Alumni deixou o convite aos finalistas para se juntarem à rede FLUL Alumni, “que congrega todos os antigos alunos na sua Alma Mater, alimentando esse vínculo, mantendo vivas as teias de contacto”.

Os alumni estiveram representados pela alumna Sónia Aires de Lima, que terminou em 2017/ 2018 o Mestrado em Estudos Ingleses e Americanos. A alumna lembrou que “este momento, que agora partilhamos, é o culminar de um sonho: o nosso sonho, o sonho dos nossos familiares, amigos, colegas e também dos professores que percorreram connosco este, por vezes, tão sinuoso caminho”. E porque a Cerimónia de Graduação era destinada aos alumni, Sónia Aires de Lima citou parte de um poema da, também, antiga aluna da FLUL Sophia de Mello Breyner: “A força dos meus sonhos é tão forte/ Que de tudo renasce a exaltação/ E nunca as minhas mãos ficam vazias”.

Com os Directores de Curso de Licenciatura e Mestrado já em palco, os cerca de 120 diplomados presentes receberam, individualmente, as suas Cartas.

Entre aplausos, a Cerimónia de Graduação terminaria com uma foto de grupo dos diplomados 2017/ 2018, à qual se seguiu um beberete servido na Sala de Actos, momento de confraternização entre alumni, familiares e docentes da FLUL.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)    |      Fotografia: Ricardo Ascenção (FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)