Nova telenovela da SIC tem assinatura de antigo aluno da FLUL

O alumnus Pedro Lopes, que se licenciou em História pela FLUL em 1998, é o argumentista da telenovela Alma e Coração, que tem estreia marcada esta noite na SIC.

gtrPedro Lopes é Director de Conteúdos da produtora SP Televisão e já escreveu mais de vinte telenovelas e séries para a RTP e para a SIC, e várias curtas e longas-metragens para cinema.

img 345470 arte nacional cintila na gala do emmyEm entrevista ao FLUL Alumni, Pedro Lopes explica que Alma e Coração “é uma novela sobre a luta do bem contra o mal, num mundo realista que não dispensa o fantástico”. O autor conta que a ideia “partiu de um artigo médico que falava que os nossos órgãos têm memória, e daqui avancei para a ficção: e se a memória do nosso coração fosse afectiva? Com esta pergunta criei uma personagem, que é interpretada pela actriz Cláudia Vieira, que foge do seu passado e que regressa ao país passado vinte anos, quando julga que já não corre mais risco de vida. Mas o passado vem persegui-la, mais concretamente o coração que agora bate no peito de outra pessoa”.

O alumnus conta que a sua inspiração vem, muitas vezes, da não ficção, de inquietações pessoais. Pedro Lopes revela que não gosta de se fechar num género: “séries como Liberdade 21 ou Cidade Despida [que passaram na RTP] são procedural drama, exploram arenas como as esquadras de polícia e os tribunais. As telenovelas são mais transversais, tocam todos os públicos”. O importante, refere, é encontrar o formato certo para cada história.

Aos alunos da FLUL que pretendam enveredar pela escrita, nomeadamente, argumento para televisão, Pedro Lopes aconselha que o estudo deve vir em primeiro lugar, destacando que ver televisão e cinema são, igualmente, importantes “para ganharem mundo”. O alumnus acentua que “o Erasmus é, também, uma óptima forma de conhecer outras pessoas e outros países, ainda que exista algo que ninguém pode ensinar, que é a olhar o mundo de uma maneira particular”.

Sobre o reconhecimento internacional dos argumentistas portugueses, Pedro Lopes explica que esse reconhecimento existe. “Ganhámos um Emmy [com a telenovela Laços de Sangue], a Medalha de Ouro no Festival de Cinema e Televisão de Nova Iorque e, recentemente, estive em Banff, no Canadá, onde fomos finalistas de melhor melodrama contra Grey’s Anatomy e The Good Doctor”.

Alumnus do Curso de Licenciatura em História na FLUL, Pedro Lopes recorda “um período de grande curiosidade em relação a tudo o que se fazia na área artística e cultural, num curso que me abriu horizontes”. Como antigo aluno da FLUL destaca, ainda, “as conversas com colegas e professores, as fugas a meio da tarde para o cinema King” e as primeiras experiências no teatro.

Texto: Tiago Artilheiro  (FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)    |      Fotografia: Direitos Reservados