Antiga Aluna da FLUL é candidata a prémio literário ibero-americano

A alumna Alice Vieira, que se formou na FLUL em Filologia Germânica, volta este ano a ser candidata ao Prémio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil.

aliceO prémio, no valor de 25.700 euros, foi criado em 2005 pela Fundación SM (México) e distingue autores com uma carreira literária de excelência no âmbito do livro infantil e juvenil no espaço ibero-americano, em língua portuguesa ou espanhola.

Alice Vieira é, actualmente, "a escritora portuguesa de livros para jovens mais traduzida e divulgada no estrangeiro", refere a Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB) em comunicado. "A sua escrita é associada a uma crescente capacidade na construção narrativa e ao dom de criar heróis problemáticos, verosímeis e psicologicamente consistentes", lê-se na justificação da candidatura.

A alumna já esteve nomeada para os prémios Hans Christian Andersen Award e ALMA – Astrid Lindgren Memorial Award.

Em Junho de 2017, em entrevista ao FLUL Alumni, Alice Vieira recordou "o tempo extraordinário" que viveu na FLUL, e a influência que alguns professores tiveram no seu trajecto pessoal e profissional.

A antiga aluna da FLUL Maria Teresa Maia Gonzalez, assim como os escritores António Torrado e Luísa Ducla Soares, foram também candidatos ao Prémio em edições anteriores por proposta da DGLAB.

O vencedor do Prémio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil será anunciado este mês e entregue em Novembro na Feira do Livro de Guadalajara, no México, que este ano tem Portugal como país convidado e que contará com a presença de vários alumnni da FLUL.

Texto: Tiago Artilheiro  (FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)    |      Fotografia: Direitos Reservados